Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Cobertura inesquecível 2

Por Michele Pacheco

Já contei parte das nossas aventuras na enchente de 2000 no Sul de Minas. No primeiro texto, terminei falando que geramos uma matéria com imagens exclusivas de Aiuruoca e São Lourenço. Achamos que enfim viria o descanso merecido. Mas, o recado foi outro.

Tivemos a tarde para nos organizar e partir na madrugada seguinte rumo ao Sul, sem previsão de destino nem de retorno. No caminho, combinamos nossa estratégia de ação. Pouco tempo em cada cidade: numas faríamos imagens e entrevistas, em outras, faríamos imagens e passagem.
Em São Lourenço, a água tinha baixado um pouco e conseguimos acesso de carro a uma parte do centro. Entramos num barco e fizemos imagens das áreas alagadas. Uma cena que não esqueço, foi passar pelo Parque e ver inúmeros galões de água mineral flutuando. Com medo do que iria acontecer nos dias seguintes, moradores se arriscavam na enchente para recolher as garrafas e os galões. Achei o fato importante e usei como passagem, dentro do barco.

Em Três Corações, nos arriscamos por uma ponte interditada para evitar um desvio demorado. As imagens nos assustaram. Em alguns bairros, só dava para ver as antenas parabólicas acima do nível da água.

Fomos cobrindo todas as cidades atingidas até a divisa com São Paulo, origem das primeiras trombas d'água. Missão cumprida, seguimos para Varginha com o que tínhamos conseguido.
Ficamos à disposição do Péricles de Souza, que era o editor responsável da TV Alterosa no Sul de Minas, para dar suporte pelo tempo que fosse necessário, já que todas as equipes estavam sobrecarregadas.

No dia seguinte, fomos enviados às cinco da manhã para Pouso Alegre. No caminho, as cenas eram de devastação e água por toda parte. Ao mesmo tempo, era deslocada de BH a equipe técnica com os equipamentos de Up-link para garantir a transmissão ao vivo. O governador Itamar Franco tinha transferido a sede do governo para lá, em função das tragédias da chuva. Fomos recebidos na entrada de Pouso Alegre e cruzamos as avenidas alagadas. Passamos no sufoco e vimos um carro de Varginha ficar preso na enchente. Enfim, equipe reunida, começou a maior aventura da minha vida.


Uma turma ficou no local onde estava montada a sede do governo de Minas, acompanhando os passos do governador e entrando ao vivo de lá. Nós, fomos para a enchente. Só tivemos tempo de dar alô ao pessoal e correr para o local da nossa entrada. Era na mesma avenida onde tínhamos passado com dificuldade. Os técnicos de Varginha acertaram o sinal. Eu e o Robson acertamos a ação. Fomos com cabos e tudo para dentro d'água, para desespero da equipe técnica. Eu ia andando até perto das casas alagadas. A idéia dele era entrar na casa e mostrar os estragos e objetos abandonados. Mas, já no primeiro degrau entre a rua e a casa, a água chegou no meu joelho. Antes que eu tivesse que entrar nadando, preferi mostrar as casas e a avenida, que é o principal acesso à cidade. Tudo pronto, Benny Cohen e Laura Lima deram a deixa e mandei ver no texto combinado. No fim do vivo, eu passava alerta da polícia de que a avenida estava inundada e que os carros pequenos não estavam mais conseguindo passar. Quem aparece na imagem? Um Fiat Uno a toda, embalado para passar e desmentindo ao vivo a informação. Mas, a ajuda divina funcionou e o desmancha-prazer começou a ratear e parou no meio da enchente. Isso tudo aconteceu em segundos, no ar. Pelo retorno, eu ouvia o pessoal falando do carro e rindo. O jeito foi improvisar: "E quem se arrisca, acaba como aquele motorista, preso na enchente". O pior foi ouvir a gozação depois, do pessoal da técnica dizendo que eu tinha azarado o coitado do motorista.
As transmissões ao vivo são sempre imprevisíveis. Mas, essa é uma outra história!