Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

domingo, 10 de agosto de 2008

Ex-prefeito de Juiz de Fora deixa penitenciária

Por Michele Pacheco

O ex-prefeito de Juiz de Fora, Carlos Alberto Bejani (PTB) deixou a Penitenciária Nélson Hungria, em Contagem, à meia-noite desse sábado.
Ele seguiu direto para a casa da família, no bairro Aeroporto, zona oeste de Juiz de Fora.
Bejani passou o Dia dos Pais com os filhos, descansando em casa.
Às duas e meia da tarde, ele saiu à pé para conversar com os jornalistas.
Abatido, com a barba por fazer e oito quilos mais magro, o ex-prefeito atendeu a todos e respondeu a muitas perguntas.
Bejani falou dos 58 dias atrás das grades.

Com expressão cansada, ele contou que viveu momentos difíceis vendo as condições dos presos.
Reclamou da comida e do esquema de banho de sol.
O ex-prefeito já foi preso duas vezes neste ano.
No dia 9 de abril, ele foi detido em casa pela Polícia Federal, durante a Operação Pasárgada.
Da primeira vez, ficou 14 dias na penitenciária por ter sido flagrado com porte ilegal de munição de uso exclusivo das forças armadas. Na casa de Bejani foram apreendidas armas, munição calibre 9mm e R$ 1,2 milhão em dinheiro.
No dia 12 de junho Bejani voltou a ser preso, na Operação De Volta para Pasárgada.

A Polícia Federal divulgou que a origem do dinheiro apreendido estava mal explicada e havia índicios de que era ilícita. A prisão coincidiu com a divulgação de vídeos em que o ex-prefeito aparecia negociando e recebendo propina de empresários do transporte coletivo para subir o preço da passagem.
Pressionado, Bejani renunciou de dentro da cadeia ao cargo de prefeito.
Ele foi indiciado pela PF e responde a acusações de falsidade ideológica, peculato, ameaça, formação de quadrilha, concussão, corrupção passiva e prevaricação.

Conversando com os repórteres hoje, ele voltou a afirmar que os vídeos foram gravados por ele e um empresário de transporte coletivo para expor um esquema para atrapalhar a campanha dele de reeleição.
"O vídeo foi gravado dentro do escritório do Bolão. Fomos informados que o empresário estava oferecendo cerca de um milhão (de reais) para qualquer material que me incriminasse. Nós queríamos usar as gravações para pegar o empresário e provar o que ele estava fazendo. Eu guardei os DVDs na minha sala, na prefeitura. Vocês acham que eu iria deixar tão à vista algo que me incriminasse?" contou o ex-prefeito.
Ele negou também a existência de vídeos com conteúdo erótico dele e de uma possível amante.
Bejani disse que as duas prisões foram ilegais.

Ele foi beneficiado por uma liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowiski, do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento foi liberado na madrugada de sábado. Mesmo assim, o ex-prefeito só foi solto após o alvará de soltura ter chegado à diretoria da penitenciária.

O argumento para a libertação do suspeito foi de que o órgão que pediu a prisão, o Tribunal Regional Federal (TRF) não teria competência para julgar o mérito.
O ex-prefeito pretende acompanhar de perto as eleições municipais e lamentou os prejuízos causados pelas duas prisões. "Eu tive meu nome arrastado na lama, perdi o que conquistei licitamente, que foi a prefeitura de Juiz de Fora, perdi amigos e estou me sentindo um peixe fora d'água. Fui ao mercado e ninguém me disse gracinhas. Mesmo assim, sei que isso dói" desabafou.
Ele lembrou que ainda tem a simpatia de muitos eleitores e que isso pode mudar o rumo das eleições.

Quanto à vida pública, apesar de tudo o que aconteceu, Bejani disse que vai se candidatar ao governo de Minas em 2010.
Sobre a crise na prefeitura de Juiz de Fora, ele afirmou: "deixei os salários pagos, deixei a merenda de melhor qualidade, deixei dinheiro para pagar os fornecedores e não entendo como a situação pode estar tão ruim".
A prefeitura vive um momento delicado, em que o pagamento dos servidores é prioridade e alguns fornecedores e empresas estão na expectativa sobre o recebido ou não do que é devido pela prefeitura.
Bejani vai a Belo Horizonte na terça-feira para se encontrar com advogados e depois viaja com a família para descansar.