Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

terça-feira, 22 de abril de 2008

A arma de Bejani - Entrevista exclusiva

Por Michele Pacheco

Desde que a Polícia Federal prendeu o prefeito de Juiz de Fora, estamos tentando contato com o dono da pistola apreendida, que teria dado a arma de presente a Alberto Bejani. Depois de perturbar várias fontes, enfim, conseguimos. O ex-policial civil Mauro Fusco, hoje empresário da área de fliperamas, concordou em gravar uma entrevista exclusiva.

Ele disse que só foi intimado a depor uma semana depois da Operação Pasárgada. No depoimento, contou que foi policial civil de 1986 a 2002, quando ocupou o cargo de inspetor. Em 1997, trabalhando em Machado, no Sul de Minas, foi presenteado por um empresário amigo dele com a pistola CZ número 90025, calibre 380. Fusco contou ainda que a arma foi comprada numa loja de pesca em Belo Horizonte e já saiu de lá registrada no nome dele.

O empresário disse na entrevista que a Polícia Federal chegou a suspeitar que o registro fosse falso, mas ele esclareceu que o documento é verdadeiro. Segundo Mauro Fusco, a arma foi dada de presente ao prefeito Alberto Bejani entre os anos de 2000 e 2001. Depois disso, o ex-policial civil diz não ter tornado a ver a pistola e ter achado que ela já tinha sido transferida para o nome do amigo.

Quanto ao calibre da arma, Fusco afirma ser 380. A foto ao lado mostra uma pistola que, segundo ele, é semelhante à que foi apreendida. O empresário explica que a anotação .9 que aparece no cano é porque e vários países a arma é considerada de calibre 9mm, mas no Brasil ela é considerada calibre 380, ou 9mm cano curto. Ele reforça que, apesar do calibre 9mm ser considerado de uso restrito às forças de segurança, a pistola de cano curto ficaria de fora da lista, pois usa munição mais curto, com menor alcance e quantidade de pólvora inferior às munições 9mm mais longas.

Bem, ficamos contentes com a entrevista exclusiva, agradecemos a confiança das pessoas que mediaram o nosso contato e vamos aguardar o desenrolar do caso.
O prefeito Alberto Bejani foi solto nessa tarde.
A Terceira Câmara do Tribunal de Justiça de Minas Gerais concedeu habeas corpus em favor do prefeito. De acordo com informações do Tribunal, os desembargadores consideraram a prisão ilegal, uma vez que uma medida provisória prorrogou o prazo para regularização de armas até o dia 31 de dezembro de 2008.

A liberação foi aprovada por unanimidade. Agora, a defesa do prefeito de Juiz de Fora quer provar que a prisão viola os artigos 12 e 16 do Estatuto do Desarmamento, que tratam do porte de armas e não da posse. Concederam o habeas corpus o relator do processo, desembargador Sérgio Resende, e os desembargadores Antônio Cruvinel, Paulo César Dias, Antônio Armando dos Anjos e José Antonino Baía Borges.

Em relação à arma, se ficar confirmado que ela não é de uso exclusivo das forças armadas, as autoridades vão ter muito o que explicar. Afinal, todos os outros presos na Operação Pasárgada foram soltos poucos dias depois da prisão. Menos Bejani. Um dos motivos seria o porte ilegal de arma de uso restrito. A Polícia Federal disse que o caso corre em segredo de justiça e que ninguém está autorizado a falar sobre o assunto até que saia o laudo da perícia que está sendo feita na pistola e nas munições. Os policiais reforçam que a arma consta como 9mm, o que a torna de uso exclusivo das forças de segurança, já que no país a lei determina apenas que o calibre é de uso restrito, sem abrir excessões.

Herói de pé no chão

Por Michele Pacheco

Fomos cobrir a meia-maratona que faz parte do Ranking de Corridas Rústicas de Juiz de Fora nesse feriado.
A largada foi na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora. Primeiro, largaram as categorias infantis. Numa delas, nos supreendeu a expressão de dor do campeão.

O menino magrinho e pequeno tinha lágrimas nos olhos e mal conseguia ficar de pé. Achamos que fosse pelo esforço físico. Um dos organizadores chegou com um spray analgésico e jogou nas pernas do atleta mirim. Gravamos com ele, demos os parabéns e só então notamos que ele estava mancando e... Descalço!
O garoto correu quase três quilômetros de pé no chão porque não tinha dinheiro para comprar um tênis. O nó na garganta foi imediato. Duro, foi não chorar na frente dele, para não humilhá-lo ainda mais.

O Edson de Assis Costa tem 11 anos e força de vontade de fazer inveja a muitos adultos. Segundo o técnico dele, Manoel Lenito, o menino tem quatro irmãos, é de família carente e os pais não tinham condições de comprar um tênis para os filhos correrem.
Isso não tirou o ânimo do Edson. Pelo contrário!
Segundo o treinador, apesar da dificuldade, ele disse que iria lutar pelo primeiro lugar. E conseguiu.

O personagem principal da matéria foi nosso herói, que tem vida semelhante à de muitos atletas brasileiros: sem apoio, mas com capacidade de sobra. Depois de gravar com ele, fomos acompanhar a largada da categoria principal. O contraste é gritante. Pessoas de todas as classes sociais participaram. A maioria era de freqüentadores da sociedade juizforana, que aproveitaram o feriado para fazer um exercício físico diferente. O desfile de tênis importados deixava clara a diferença entre os atletas que vieram de toda a região em busca de um bom resultado e os participantes que queriam apenas se divertir de forma saudável. Sonho com o dia em que a gente tenha o prazer de cobrir um evento em que todos os atletas possam mostrar os melhores equipamentos e dizer satisfeitos que têm patrocínio e apoio para conquistar muitas vitórias pelo país inteiro!