Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

terça-feira, 22 de abril de 2008

Herói de pé no chão

Por Michele Pacheco

Fomos cobrir a meia-maratona que faz parte do Ranking de Corridas Rústicas de Juiz de Fora nesse feriado.
A largada foi na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora. Primeiro, largaram as categorias infantis. Numa delas, nos supreendeu a expressão de dor do campeão.

O menino magrinho e pequeno tinha lágrimas nos olhos e mal conseguia ficar de pé. Achamos que fosse pelo esforço físico. Um dos organizadores chegou com um spray analgésico e jogou nas pernas do atleta mirim. Gravamos com ele, demos os parabéns e só então notamos que ele estava mancando e... Descalço!
O garoto correu quase três quilômetros de pé no chão porque não tinha dinheiro para comprar um tênis. O nó na garganta foi imediato. Duro, foi não chorar na frente dele, para não humilhá-lo ainda mais.

O Edson de Assis Costa tem 11 anos e força de vontade de fazer inveja a muitos adultos. Segundo o técnico dele, Manoel Lenito, o menino tem quatro irmãos, é de família carente e os pais não tinham condições de comprar um tênis para os filhos correrem.
Isso não tirou o ânimo do Edson. Pelo contrário!
Segundo o treinador, apesar da dificuldade, ele disse que iria lutar pelo primeiro lugar. E conseguiu.

O personagem principal da matéria foi nosso herói, que tem vida semelhante à de muitos atletas brasileiros: sem apoio, mas com capacidade de sobra. Depois de gravar com ele, fomos acompanhar a largada da categoria principal. O contraste é gritante. Pessoas de todas as classes sociais participaram. A maioria era de freqüentadores da sociedade juizforana, que aproveitaram o feriado para fazer um exercício físico diferente. O desfile de tênis importados deixava clara a diferença entre os atletas que vieram de toda a região em busca de um bom resultado e os participantes que queriam apenas se divertir de forma saudável. Sonho com o dia em que a gente tenha o prazer de cobrir um evento em que todos os atletas possam mostrar os melhores equipamentos e dizer satisfeitos que têm patrocínio e apoio para conquistar muitas vitórias pelo país inteiro!

Nenhum comentário: