Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

domingo, 8 de junho de 2008

Carro pega fogo no Bom Pastor

Por Robson Rocha

Domingão de folga, estávamos em casa quando cheguei na sacada e vi uma fumaça estranha no trevo do bairro Bom Pastor. Chamei a Michele, que também achou esquisito. Parecia incêndio em algum prédio, mas não conseguíamos ver onde era o fogo.

A Paula, minha filha, mais que depressa afirmou:
-Vamos lá, pai. Pra gente ver o que é!
Como a curiosidade era grande e a distância pequena, resolvi ir.
Mais uma vez, a Paula interveio e disse para pegar as câmeras fotográfica e de vídeo para registrar tudo.

Nos armamos e descemos, foram vinte andares de elevador e uns quinhentos metros de caminhada acelerada.
Quando chegamos ao local, além do cheiro forte, nos deparamos logo com o caminhão dos bombeiros e mais à frente, um carro totalmente queimado. Os bombeiros tinham acabado de apagar o fogo e, mesmo assim, continuavam a jogar água para evitar que o incêndio recomeçasse.

A Paula teve um pouco de dificuldades no início, pois à noite é mais complicado para fotografar, ainda mais, com a nossa “xeretinha”. Expliquei a ela como fazer e daí pra frente eu só via a luz do flash.
Ainda bem que no cartão cabem mais de mil fotos!

De repente, alguém me cutucou.
Era o Maurício Mazzei, cinegrafista da prefeitura, debochando e dizendo que a câmera de vídeo que eu estava usando faz a gente desaprender a ser cinegrafista.

Não demorou muito e os bombeiros vieram isolando a área.
A Paula não reparou e levou uma pisada do bombeiro.
Ela reclamou muito, mas expliquei a ela que eles estavam tomando medidas de segurança e que a vida de quem faz imagens é assim, sempre sendo pisado, empurrado, etc.

A galera dos bombeiros brincou, perguntando se eu não tinha ambiente em casa e por que eu estava com uma câmera tão pequenininha.
Disse que a Michele tinha me obrigado a registrar o caso, enquanto ela terminava o jantar.
Correndo o risco de ficar sem o rango, eu fui, né!

Enquanto isso, depois de muito trabalho, eles conseguiram abrir o capo do carro e terminar o combate ao incêndio.
Segundo quem estava no local, o fogo começou devido a um curto circuito no painel do carro. As pessoas desceram rapidamente e ninguém ficou ferido.
Não tendo mais o que fazer de imagens, voltamos para casa e fomos aproveitar o restinho do domingo.

As imagens eu vou ceder para a TV e devem ser exibidas no Jornal da Alterosa Edição Regional.
E, as fotos da Paula, postei algumas aqui.
As outras ela vai usar em trabalhos do colégio.
O problema é que ela está gostando da brincadeira e disse que agora só vai sair com a máquina fotográfica na bolsa.

XV de Novembro e Nagoya na final!

Do site da Liga de Futebol de Juiz de Fora

Rio Novo e Juiz de Fora estão na final da mais importante competição do futebol regional.
O XV de Novembro FC ganhou do Operário FC, de Muriaé, atual campeão regional por 3 a 1, em casa e com a presença de mais de 1000 torcedores e vai decidir o título da Copa Alterosa de Futebol Regional contra o Nagoya AC, de Juiz de Fora que empatou por 2 a 2 com Juventude FC, de Mercês, no Estádio Procópio Teixeira, campo do Sport, em Juiz de Fora, neste domingo.

Os times classificados se reúnem nesta terça-feira na sede da Liga de Futebol para definir os detalhes das partidas finais.
O primeiro jogo será em Juiz de Fora e o segundo em Rio Novo.
O XV de Novembro tem melhor campanha em toda competição.

O regulamento deste ano tem uma novidade.
Poderá haver um terceiro jogo, caso haja empate nas partidas de ida e volta da final ou se um time vencer uma e perder a outra.
O saldo de gols não será considerado nos jogos.

O Operário FC, de Muriaé, disputava o bicampeonato regional, pois, foi o campeão no ano passado ao derrotar o XV de Novembro, de Rio Novo.

Avião derruba produtor da Globo News

Do blog TELEVISE
www.televise.blogspot.com

A TV Globo demitiu no dia 3 de junho o jornalista responsável pela divulgação, no canal pago Globo News, da falsa notícia de que um avião da empresa Pantanal Linhas Aéreas havia se chocado contra um prédio na zona sul de São Paulo.

Segundo informações da Folha de São Paulo, o jornalista demitido ocupava o cargo de produtor, mas era um "faz-tudo". Apurava, escrevia e editava reportagens.
O profissional também atuava como um editor-chefe informal de São Paulo do Jornal das Dez, da Globo News.
O jornalista teria recebido a "informação" da rádio-escuta e a passou para a redação do Rio de Janeiro, sede do canal, que a colocou no ar.
A falsa informação teria sido passada pela Defesa Civil.

Entenda o caso:
No dia 20 de maio, a Globo News divulgou a informação de que um avião da Pantanal Linhas Aéreas havia atingido um prédio em Moema. TVs, rádios e sites de notícia do Brasil e do exterior reproduziram a notícia sem checar.O erro foi corrigido cinco minutos depois, após a constatação de que era apenas um incêndio em uma loja de colchões.

Comentário:
A reprodução pura e simples de informações de outros veículos é que deve ser repensada. Quem reproduz deve, pelo menos, checar. Apurar é tarefa fundamental e primordial do jornalista. Simplesmente reproduzir não é jornalismo. Uma outra questão importante a ser amplamente discutida é o acúmulo de funções dos jornalistas. Contratado para exercer uma função, acaba exercendo todas. A FENAJ e os sindicatos dos jornalista e radialistas deveriam prestar mais atenção nessa questão.
Com a convergência das mídias, tem jornalista escrevendo para o jornal impresso, escrevendo para o site, gravando reportagem em vídeo para o site e recebendo apenas um salário, ou melhor, recebendo o piso salarial (que é uma vergonha).
Fiquem de olho!!!