Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O patrimônio vivo de São João Del Rei

Por Robson Rocha

Recebemos um e-mail do Frederico Mesquita, assessor de comunicação em São João Del Rei, sobre as comemorações do aniversário da cidade e uma das atividades nos chamou a atenção logo pelo título:

"Gente da nossa terra - O Patrimônio Vivo de São João del-Rei".

Em comemoração ao aniversário de São João del-Rei, a Capital Brasileira da Cultura Para Sempre e a Secretaria de Cultura e Turismo irão prestar uma grande homenagem aos moradores da cidade, com o lançamento da Agenda e Calendário 2009, que acontecerá no dia 12 de dezembro, às 19h, no Teatro Municipal. Com o título "Gente da nossa terra - O Patrimônio Vivo de São João del-Rei", será inaugurada uma Exposição, à céu aberto, nas ruas do centro histórico, que beiram o Córrego do Lenheiros (AV. Hermílio Alves, Rua Eduardo Magalhães, Manoel Anselmo e Largo Tamandaré).

Este trabalho conta com a participação de 11 fotógrafos, sendo que cada um registrou três personalidades que representam o povo são-joanense. São eles: Nathanael Andrade, Marcinho Lima, Juninho Viegas, Beni Jr., Antonio Celso Toko, Kiko Neto, Jacó, Cláudio Lopes, Miltinho, Paulo, Kátia Lombardi e Almir Nascimento

As pessoas fotografadas são 36: Claudionor do Kibon, Nivaldo Neves, Juca Alfaiate, Dona Anita Valim, Zulei Bassi, Bauer, Dona Maria do Bolinho de feijão, Toninho Ávila, Paulo Pipoqueiro, Zé do Cercadinho, Roberto Rei Momo, Tchá tchá, Geraldo Patusca, Nilson Sineiro, Eduardo Lombelo, Seu Expedito do Amendoin, Frei José, Wagner da Ribeiro Bastos, Seu Quati, Geraldinho da Rádio, Ulisses Passarelli, Italianas do Mercado, Tonica das Amendoas, Pe. Paiva, Irmã Gema, Artesã Alcidina , Professor Abgar, José de Arimatéia, Flávio Sarcófago, Dona Rita da Colônia do Felizardo, Roberto Soldador da Prefeitura, Edna do Pirulito, Pedro Pasteleiro, Osni Paiva, Benito Mussolini e Lilinho.

Ficamos felizes em ver homenageadas pessoas que realmente fazem a história de São João Del Rei.
Com algumas delas, nós já tivemos a felicidade de gravar matérias e mostrar o trabalho que realizam pela cidade.

Em uma das matérias, em março de 2006, nós gravamos a Antônia Silva ou como todos a conhecem:
Tonica das amêndoas.
Ela morava em uma casa simples e já na sala encontramos dois tachos de cobre onde ela prepara os doces.
O açúcar era derretido e ela mexia com as mãos os amendoins e o coco para eles aderirem à calda.
O calor que vinha dos tachos era insuportável e a única proteção que a Tonica usava para não se queimar eram dedais de costura.

Depois, ela embalava os amendoins em cartuchos de papel pintados artesanalmente para vendê-los mais tarde na frente da igreja matriz.
O cartuchos maiores e mais bonitos seriam distribuídos aos participantes da cerimônia de Lava-pés.

Na matéria sobre a linguagem dos sinos de São João Del Rei, tivemos que ir atrás de outro homenageado, Seu Newton Sineiro, o sineiro mais velho de São João Del Rei.
Na época, em novembro de 2005, encontramos Seu Newton tocando em uma banda de música.
Aos 81 anos, ele era a 4a geração de uma família de sineiros e tocou sinos por quase 70 anos.
Aposentado, nos contou sobre as disputas dos sineiros na quaresma.
Não tivemos coragem de deixá-lo subir na torre da igreja, as pernas não ajudam mais.
Mas, a gente via que a vontade dele era subir e fazer o sino repicar.
Chorando, ele falava da saudade do tempo de sineiro.
Agora, toda vez que olhamos ou ouvimos os sinos em São João Del Rei, lembramos do Seu Newton e do amor dele pelos sinos com nome de santos.

Não daria para descrever um a um os homenageados, mas além da Túnica e do Seu Newton, que nos emocionaram quando gravamos com eles, uma outra pessoa merece muito mais que essa homenagem, é o Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva ou, o Padre Paiva.

Nesses vários anos em que cobrimos a Semana Santa em São João Del Rei, não conseguimos deixar de prestar atenção ao Monsenhor Sebastião Paiva.
Ele já fez 80 anos e há 40 é um dos organizadores da Semana Santa na cidade histórica.
Mas, ele sobe e desce aquelas ladeiras, indo de uma igreja a outra, como se fosse um garotinho de 10 anos.
Ele se preocupa com cada detalhe e os eventos que organiza ficam sempre lotados.

Até pra gente tirar uma foto nossa é difícil, não tem espaço.
Nesse ano, eram mais de 50 mil pessoas no grande largo entre a basílica de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja das Mercês.
Todas querendo acompanhar cada detalhe da cerimônia de Descendimento da Cruz.

Na última entrevista que gravamos com ele, Padre Paiva disse que é sempre uma emoção muito grande tirar a imagem de Cristo da Cruz, durante a cerimônia que lembra a crucificação.
Só ficamos tristes quando o Padre disse que este poderia ser o último ano de participação dele, já que está bem idoso.
Vida longa ao Monsenhor Paiva!

Parabéns a quem teve a idéia das homenagens e espero que a gente faça matérias com os homenageados.
As comemorações do aniversário de São João Del Rei começam no dia 08 de dezembro às seis da manhã, com Alvorada Festiva na Igreja de São Francisco, e vão até o dia 16, com a inauguração da iluminação de Natal.
A agenda completa no site www.cultura.saojoaodelrei.mg.gov.br .