Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sábado, 7 de junho de 2008

Preservação do patrimônio em Tiradentes

Da Gazeta de São João Del Rei
www.gazetadesaojoaodelrei.com.br

Durante o mês de junho, todas as sextas-feiras, sábados e domingos, moradores e turistas ficarão proibidos de estacionar e circular com seus veículos nas principais ruas do centro histórico de Tiradentes. Somente idosos, grávidas e doentes terão permissão para dirigir nas vias centenárias da cidade.
As novas regras começaram a ser adotadas no último final de semana.
Se a mudança for aprovada, a alteração vai se tornar lei municipal.

O teste foi planejado pela Câmara de Vereadores de Tiradentes, presidida pelo vereador Luiz Antônio Chaves de Resende, autor do Projeto de Lei 005/007, que propõe restrições à circulação de veículos.
O trânsito ficará fechado nas seguintes ruas:
Direita, Padre Toledo, da Câmara, Jogo de Bola, da Cadeia, Resende Costa e nos Largos da Forras, do Ó e do Sol. Placas e correntes reforçarão a proibição.
“O projeto visa proteger os casarios antigos de Tiradentes, alguns deles com 300 anos. Essas casas não têm estrutura para agüentar o trânsito que acontece hoje. Com a restrição de veículos, acreditamos que esses casarões sofrerão menos danos sendo mais preservados”, explicou.

A estratégia que foi adotada para restringir o trânsito, ainda conforme o vereador, foi baseada em experiências existentes em cidades históricas como Ouro Preto, Mariana e Paraty, visitadas por comissão especialmente criada na Câmara para este fim. Segundo o vereador, no centro histórico, foram distribuídos cinco pontos de estacionamento, onde turistas e moradores deverão deixar seus veículos.
“As pessoas deverão circular a pé. Só vão usar os automóveis em situações especiais. Estamos contando com o apoio da PM que está distribuindo os panfletos explicativos à população e aos turistas”, disse. Outra novidade é que moradores e visitantes poderão avaliar semanalmente se aprovam ou não a iniciativa, indicando os problemas e as vantagens trazidas pela restrição.
“Na semana passada, 87% dos entrevistados, entre eles turistas, moradores e comerciantes aprovaram a iniciativa. Vamos avaliar este processo semanalmente. Se a maioria aprovar, colocamos o projeto em votação e o transformamos em lei municipal. Acredito que a iniciativa seja boa, mas só vai se tornar lei se refletir o pensamento da população”, afirmou.

Divididos

Nas ruas, no entanto, a população aprova a idéia, mas quer que a restrição seja menor.
A comerciante Elvira Lopes, por exemplo, disse ter perdido vendas por causa da proibição da circulação de carros.
“Algumas peças são pesadas. As pessoas não querem carregá-las pela rua e não têm paciência de esperar que eu possa conseguir um carro para transportar a mercadoria. Essa restrição tem que ser menor”, opinou.

Outro que quer a modificação das regras é o artista plástico Celestino Souza. De acordo com ele, quem se casou no último final de semana teve que ir para a igreja a pé. “Vi uma noiva tendo que andar com aquele vestido enorme, de salto alto. Acho que deveriam liberar o uso de carros para os noivos”, afirmou. Já o charreteiro Fábio Leandro Elias aprovou a restrição de veículos. “Os turistas gostaram muito. O trânsito fluiu melhor. Eles tiveram mais espaço para fazer fotos.
A paisagem ficou mais limpa”, disse.

Texto: www.gazetadesaojoaodelrei.com.br