A carreta com placa de Curvelo ficou com as rodas para cima e ocupou as duas pistas no sentido Juiz de Fora-Belo Horizonte.
Funcionários da Concessionária responsável pelo trecho privatizado da BR 040 fizeram o atendimento e sinalizaram o local para evitar outros problemas.
O trânsito foi desviado para o acostamento.
E como o acidente foi no meio de uma curva acentuada, o perigo era grande.
Por sorte, a sinalização foi eficiente e os motoristas passaram pelo trecho em velocidade baixa.
Algumas peças passaram por cima da mureta que separa as pistas e foi parar na estrada no sentido BH-Rio.
Impossível não ver aquele monte de tubos pesados caídos no asfalto sem pensar que algum veículo poderia ter sido atingido.
As informações que conseguimos no local foram que o motorista perdeu o controle da direção na curva, a carreta tombou e foi se arrastando de lado por uns 200 metros, antes de parar e tombar mais uma vez, ficando com as rodas para cima.
A carga se espalhou.
O peso dos tubulões acabou com a carroceria.
Um outro caminhoneiro que estava acompanhando o acidente comentou que esse tipo de carga fica muito alto no veículo e pode desestabilizar a condução, se tornando perigoso nas curvas.
Vendo a cabine toda amassada é difícil acreditar que o motorista escapou apenas com ferimentos leves.
No tombamento, os objetos pessoais do carreteiro caíram no asfalto.
Entre eles, havia uma lata de energético e uma garrafa de café, além de outra garrafa com uma mistura escura.
Não sou perita para afirmar que o motorista tinha tomado o famoso "rebite".
A mistura de energético com café ou outra bebida estimulante virou mania nas estradas e ajuda os profissionais do transporte de carga a enfrentar as longas horas de viagem, durante o dia, a noite ou a madrugada.
Eles cumprem o prazo, mas o risco para a própria saúde e o perigo de acidentes só aumenta.