Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quarta-feira, 4 de junho de 2008

3º Fest Ler - Festival de Leituras de Juiz de Fora

Por Michele Pacheco

Adoro o Festival de Leituras de Juiz de Fora! Eu fui uma daquelas crianças de imaginação fértil. Adorava inventar brincadeiras. Meus pais me ensinaram desde cedo a paixão pela leitura.
Nada melhor do que um bom livro naquelas tardes frias de inverno, nas férias de julho, em que a gente não encontra ninguém animado o bastante para enfrentar o frio e brincar.
Uma leitura agradável acompanhada das delícias que minha mãe preparava na cozinha era bom demais!
Ainda hoje, não consigo dormir direto, tenho que ler alguma coisa ou fazer palavras-cruzadas para relaxar a mente da adrenalina da profissão.

Imagine a minha ansiedade para que chegue logo a época do Fest Ler! Adorei ter que cobrir o primeiro dia do evento, que chegou à terceira edição e deve ser visitado por 50 mil estudantes de escolas públicas e privadas, 5 mil professores e diversos visitantes da região.
Neste ano, tem algumas novidades.
O Fest Circo é um espaço destinado à diversão da garotada.
Tem palhaços e contadores de histórias durante o dia todo.

O Espaço Lúdico é uma versão mais completa da Galeria Encantada, feita no ano passado.
A idéia é transportar os visitantes ao mundo mágico da literatura infantil. Fadas, bruxas, Pinóquio e piratas são alguns dos personagens que mexem com a imaginação da criançada e estão representados no evento. Adultos e crianças se divertem na mesma medida. É impossível passar pelo corredor decorado sem lembrar das histórias que a gente ouvia antes de dormir, da magia dos livros infantis.

Uma tenda foi montada na Praça Antônio Carlos, no centro de Juiz de Fora, e serve de palco para todo tipo de apresentações artísticas.
Também há espaço para o público ter contato com escritores.
Fóruns dedicados a debates entre crianças e adolescentes sobre leitura são disputados e surpreendem pela profundidade das discussões.
É incrível ver crianças apresentando a interpretação que tiveram dos livros que leram, falando das dúvidas quanto aos enredos e avaliando o estilo dos autores.

Mas, a criança devoradora de livros que existe dentro de mim fica encantada mesmo é com os estandes de livros.
Só não parei em cada um deles para folhear os exemplares infantis, porque estava correndo para terminar a matéria e conseguir chegar na TV a tempo de exibi-la ontem.
Mas, hoje me fartei!
Uma marmanja se deliciando com as histórias infantis poderia ser meio constrangedor.
Por isso, convoquei minhas duas sobrinhas, Manuela, de 4 anos, e Eduarda, de 3, para me servirem de álibi. Mas, elas acabaram não podendo vir a Juiz de Fora para o evento.

A Paula, filha do Robson, me ajudou.
Fomos ao Fest Ler nessa tarde e reviramos cada estande à procura de livros infantis.
A Paula é uma adolescente que foge um pouco à regra.
Ela não é fútil, como muitas colegas de escola, não fala apenas de maquiagem e roupas, não discrimina as pessoas que são autênticas e não seguem modismos.
Sei que ela acaba sofrendo com esse jeito diferente de ser.
Mas, um dia ela vai entender que personalidade é algo inestimável e merece respeito.
Os influenciáveis são chatos.

Enquanto muitas colegas estão atasanando os pais para ganhar uma bota ou um vestido novo, a Paula ficou encantanda com a possibilidade de ir ao Festival de Leitura procurar livros interessantes.
Ver a "nossa" menina deslumbrada entre os estandes nos deu muita satisfação.
Ela sonha com um futuro de viagens, de conhecimento e de realização pessoal.
Nem que fosse me filha biológica me daria tanto orgulho!

A Paula acabou saindo do Fest Ler com livros e um lindo sorriso no rosto.
Vendo a alegria dela com os exemplares que ganhou, foi impossível não comparar com a reação das crianças e dos adolescentes que estavam lá.
Muitos dos alunos que visitam o evento são carentes.
É triste ver aqueles olhinhos brilhando diante de livros com capa colorida, desenhos incríveis e um mundo mágico pronto para ser descoberto. Mas, muitos só podem olhar, já que não têm dinheiro para comprar quase nada.

Os representantes das livrarias ainda colaboram, oferecendo livrinhos por cinqüenta centavos.
Pode não ser o que eles gostariam de ganhar, mas já é uma lembrança. Curtimos tanto o evento, que não vimos o tempo passar.
Quando saímos, já era noite!
Passamos mais de três horas nos deliciando nos estandes e nem reparamos que escureceu.

Um temporal caiu quando estávamos saindo da tenda.
Esperamos um pouco, mas a chuva só aumentava.
O jeito foi proteger os livros e correr na chuva.
Duro mesmo foi conseguir voltar para casa.
O trânsito estava todo complicado na área central.
As principais avenidas estavam com tráfego lento em função da chuva forte.
Mas, a tarde foi tão agradável que ninguém estava com espírito para estressar com a demora.

Tomara que muitos Fest Ler sejam realizados, popularizando o hábito da leitura e ajudando a construir um futuro em que livros não existam apenas na imaginação das crianças carentes, mas sejam algo que elas tenham em casa e que sirvam como alívio para as dificuldades da vida.
Um companheiro querido para todas as horas.
Em especial aquelas, das férias de julho, quando a gente não acha ninguém para brincar nos dias frios.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Michele Pacheco

Acompanhamos hoje pela manhã uma blitz educativa na MG 353, na saída de Juiz de Fora para quem segue para Ubá.
Policiais Militares de Meio Ambiente, representantes do IBAMA e do IEF dstribuíram mudas de árvores frutíferas e ornamentais aos motoristas.

Junto, eles ganharam panfletos educativos sobre os cuidados com a natureza e alertas sobre queimadas.
O trabalho foi tranqüilo, com todos agindo juntos.
As blitzem educativas marcam a semana em que se comemora o Dia Nacional do Meio Ambiente. Foi ótimo fazer essa cobertura, pois encontramos com alguns policiais que não víamos há algum tempo.

Aproveitamos para colocar a conversa em dia e lembrar casos engraçados.
Alguns fizeram pose para o Robson, debochando que se um dia ele perder o emprego de repórter cinematográfico, pode tentar a sorte como fotógrafo!

O pessoal do IEF, Instituto Estadual de Florestas, aproveita a semana do meio ambiente para reforçar a campanha contra as queimadas.
O Eduardo Araújo de Rodrigues, analista ambiental do IEF, lembrou que em 2007 o órgão enfrentou desafios na região, com muitas áreas queimadas e focos difíceis de controlar em trechos de Mata Atlântica.
"Nós queremos antecipar a campanha, para que as pessoas se conscientizem e nos ajudem a evitar que as queimadas se repitam!" explicou o Eduardo.
Tomara que todos entendam o recado.