Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

domingo, 23 de março de 2008

Ponte Nova - Cidade pólo

Por Robson Rocha

Estivemos em Ponte Nova na rebelião, no ano passado, em que morreram x presos.
Na época, me chamou atenção o sofrimento das famílias e a comoção que tomou conta da cidade.
Políticos de todos os partidos estiveram lá e fizeram seus discursos, prometeram resolver o problema e indenizar as famílias.

Pelo que tenho lido, o lado social da coisa se perdeu e o que ficou foi a discussão política. Esqueceram os detentos, os familiares deles e apenas se discute que não querem o presídio lá.
Que ninguém quer uma cadeia por perto, todo mundo já sabe. Pois nessa hora todos esquecem princípios religiosos, éticos e etc. E simplesmente vêem o próprio lado.
Porém, a questão é que Ponte Nova é pólo de uma micro-região e, como toda cidade pólo, tem alguns problemas, como possuir um presídio regional.

Conheço Ponte Nova há vinte anos. É uma dos lugares onde gosto de gravar. É uma cidade bonita, com potencial turístico muito bom e agora com a retomada na economia tem tudo para se destacar.
Desde que todos tenham uma visão de desenvolvimento do município, pois tudo que leio sobre ele são brigas políticas. Aliás, é um pecado o estado do prédio do grande hotel Glória.

Mas, ficamos surpresos no ano passado com o hospital Arnaldo Gavazza. Não sabíamos que a cidade tinha um centro de atendimento com tanta tecnologia. É um atendimento equivalente ao existente nos grandes centros.
Eu e a Michele Pacheco ficamos impressionados a cada sala que passávamos.
O Hospital oferece conforto e tecnologia aos pacientes de 52 municípios da região.

Foi bacana ver a cana-de-açúcar novamente sendo plantada e novas áreas sendo preparadas para o plantio. Isso é geração de empregos. Quem sabe, as velhas usinas voltarão a funcionar ou novas usinas não surgirão.

Outra coisa que nos impressionou foi a Assuvap, Associação de Suinocultores do Vale do Piranga. Quando fizemos uma matéria lá, na década de 1990, ficamos admirados com o projeto do porco light. A idéia da carne de porco com pouquíssima gordura deu certo e o que vimos em 2007 foi uma associação muito bem estruturada, com novos projetos e tecnologia que fazem Ponte Nova se destacar novamente.

Foi muito legal ver que projetos sociais viraram referência para o Ministério das Cidades. Como o CRAS, Centro de Referencia em Assistência Social, que ganhou até uma lei municipal para garantir a manutenção do projeto.

Conhecemos também o Asilo Municipal, que tinha sido todo reformado. Ali vimos que os idosos tinham uma comida legal, conforto, lazer e até uma academia para fisioterapia. Os residentes recebem cuidados como manicures, cabeleireiros, pintura e artesanato vindos de cidadãos voluntários que vão ao asilo periodicamente e contam com 5 enfermeiros. Isso é qualidade de vida!
Lá conhecemos a Maria da Conceição(não temos foto dela).
Ela vivia sozinha pelas ruas e foi levada para o asilo pela Elizabete, a Bebé. A Conceição esbanjava alegria e no dia pediu que a gente a gravasse cantando.
Confesso que gravei chorando, não tinha como não se contagiar com a emoção dela.

E eu queria que todos conhecessem a Conceição. Ela pra mim é o símbolo de Ponte Nova.
Deixou o sofrimento para trás e canta a emoção de viver.

Espero, de coração, ler mais notícias positivas sobre essa cidade que gostamos tanto.

Nenhum comentário: