Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

segunda-feira, 26 de maio de 2008

CPI recebe abaixo-assinado contra prefeito de Juiz de Fora

Por Michele Pacheco

Quem passava pelo Parque Halfeld no fim da tarde encontrava um caminhão de som na porta da Câmara Municipal e ouvia discursos dos integrantes do Comitê que pede o impeachment do prefeito Alberto Bejani.
Eles estavam reunidos para entregar um abaixo-assinado à CPI que apura denúncias contra o prefeito.

Enquanto esperavam o fim de uma audiência pública, os membros do Comitê aproveitaram para recolher mais assinaturas.
Claro que a imprensa estava toda à postos.
No início, sobrou tempo para colocar o papo em dia com o Luiz Carlos e o Carlos Mendonça.

O Carlos estava todo bobo com o herdeiro seguindo os caminhos do jornalismo.
O filho dele estuda comunicação social na UFJF e estava cobrindo o evento.
Os olhos do paizão brilhavam de orgulho.
Tomara que a herança de competência e profissionalismo tenha sido passada pelos genes!

No meio do protesto, alguns integrantes do Comitê seguiram ao encontro dos vereadores, levando o abaixo-assinado.
E nós fomos junto.
Achamos que a entrega seria feita no plenário, mas não dava tempo pois uma reunião estava para começar.

Então, o jeito foi fazer a entrega no saguão, à entrada do plenário.
Ficou meio espremido e foi um "Deus nos acuda" para arrumar espaço para todos: vereadores, comitê, imprensa e curiosos.

Vantagem para o Robson, que tem 1m90cm. Quando a situação complicou, ele levantou a câmera, ajeitou na cabeça e registrou o que precisava.
No meio do tumulto, é difícil saber de quem é o braço que está no seu ombro, o pé que está pisando no seu, o cotovelo que se alojou nas suas costelas, e por aí vai... Claro que ninguém fica com raiva de ninguém. A gente sabe que faz parte da disputa natural por um espaço para garantir boas imagens e boas entrevistas.

A Victoria de Fátima Mello, coordenadora do Comitê, disse que as assinaturas foram recolhidas desde que o prefeito foi preso pela Polícia Federal. "Nós nos organizamos e fomos a todo tipo de evento público, desde feiras até eventos religiosos, para dar à população a chance de protestar contra o que está errado e cobrar providências" explicou a Victoria ao pedir que o desejo daquelas 16 mil pessoas, que assinaram o abaixo-assinado, seja respeitado.

O presidente da CPI, vereador Isauro Calais, explicou que iria receber o abaixo-assinado, mas que ele não teria valor legal durante as investigações. "Este é um parlamento que representa o povo e garante que ele seja ouvido. Mas, as investigações da CPI têm que ser feitas em cima de documentos e provas das irregularidades que estão sendo apontadas" disse o presidente da CPI. A Comissão Parlamentar de Investigação teve 45 dias para fazer o trabalho e concluir o relatório. O prazo terminaria na próxima sexta-feira, mas os vereadores pediram prorrogação, que foi concedida por mais 45 dias.

Até agora, seis pessoas foram ouvidas. Entre elas, o Procurador Geral do Município, o advogado que vendeu a Fazenda Liberdade, em Ewbanck da Câmara, para Alberto Bejani, e o produtor rural que vendeu terras vizinhas para o prefeito. A CPI espera ouvir outras pessoas. Vão ser convidados a depor o empresário que teria comprado a fazenda do prefeito por um milhão e 120 mil reais (dinheiro encontrado na casa do prefeito no dia em que ele foi preso), o responsável pela venda ao prefeito da casa no Bairro Aeroporto e um caseiro que seria o dono do caminhão apreendido na propriedade no dia da operação da Polícia Federal. Os vereadores buscam indícios de enriquecimento ilícito.

Os vereadores receberam no início da noite dessa segunda-feira cópias das declarações de Imposto de Renda de Alberto Bejani. O prefeito de Juiz de Fora tem dito em entrevistas que os bens que estão no nome dele foram comprados com economias da vida política e recursos da mulher dele. "Vendemos tudo o que tínhamos no Bairro Recando dos Lagos, juntamos as minhas economias e as da Vanessa e compramos a casa no Bairro Aeroporto. Não tem nada de irregular na compra daquela casa." ele tem afirmado. "Alguns carros estavam no meu nome, sim, outros são de pessoas que prefiro proteger a identidade, pois estiveram na fazenda, beberam um pouco a mais e deixaram os veículos lá" explica sobre os veículos apreendidos.

Nenhum comentário: