Por Michele Pacheco
O acidente foi por volta de uma hora da manhã dessa segunda-feira, na MGT 383, entre Lagoa Dourada e São João del Rei. Um professor de 43 anos contou aos policiais da 13a Cia. Independente de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar que seguia de Lagoa Dourada para São João del Rei dirigindo um Renaut Scenic, quando viu uma moto seguindo desgovernada no sentido oposto.
O motorista contou ainda que não conseguiu evitar a batida.
Dione Átila da Silva, de 26 anos, conduzia a motocicleta e morreu no local.
Segundo um passageiro da moto, o motociclista perdeu o controle da direção do veículo ao derrapar em óleo na pista, seguiu desgovernado na contra-mão e bateu de frente no carro.
Nesse caso, segundo os policiais militares rodoviários, a causa do acidente parece ter sido mesmo óleo na pista.
Mas, a maioria dos acidentes registrados na região foi causada por algum tipo de imprudência.
Seja por excesso de velocidade, condutores inabilitados ou motoristas com nível elevado de álcool no sangue que perdem a capacidade de raciocínio e ficam com os reflexos lentos, não conseguindo evitar acidentes.
Para mudar a situação, a 13a Cia. Ind. de Meio Ambiente e Trânsito intensificou as operações preventivas.
Acompanhamos uma delas, no último fim de semana.
Eles estavam de olho nos motoristas que misturam álcool e direção.
A Operação Grau Zero vai acontecer sempre aos fins de semana, feriados e vésperas de feriados.
O objetivo é colocar em prática a Lei de Tolerância Zero.
Analisando os dados apresentados pela PM, fica claro que houve um aumento significativo das operações de caráter preventivo e repressivo em junho/2008, reduzindo em 24% o índice de acidentes em relação a junho 2007. A utilização do radar nas operações de controle de velocidade ajudou a coibir os excessos praticados pelos condutores.
O Major Cláudio Trevisani, comandante da 13a Cia. estava satisfeito com o resultado do trabalho desenvolvido e está otimista quanto a resultados ainda melhores. A estratégia é distribuir melhor os policiais nas áreas de cobertura da companhia e intensificar o controle nos locais de maior risco.
Segundo a assessoria de imprensa da 13a Cia., os resultados positivos são explicados pela "ocupação desses segmentos críticos, orientada pelo Comando da Unidade, mormente nos dias e horários de maior incidência de registros de acidentes, com certeza também contribuiu para esta redução.O efetivo lançado através de remanejamentos inteligentes nas frações, também aumentou propiciando a ocupação de diversos pontos de risco de acidente, no mesmo tempo e em dias e horários de maior fluxo.Outro fator preponderante foi o aumento do número de veículos fiscalizados e autuados, coibindo ações abusivas dos usuários, além de demonstrar claramente a eficácia e o compromisso com o resultado que aflorou no seio da tropa."
Nenhum comentário:
Postar um comentário