Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Febre amarela em Muriaé - Minas Gerais

Por Silvan Alves

O registro de um caso de febre amarela na cidade de Muriaé, em Minas Gerais, com vítima fatal no mês passado, trouxe à cidade quatro técnicos da Vigilância Epdemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Na mata do Hospital São Paulo e no bairro da Gávea, pontos estratégicos escolhidos pela equipe, durante sete dias, foram procurados vetores tanto urbano (aeds aegypti – mosquito transmissor da Dengue) e silvestre (hemagogo e sabetis – mosquitos transmissores da Febre Amarela) ambos foram encontrados e capturados para serem levados para a Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte e posteriormente ao Instituto Evandro Chagas em Belém do Pará.

“Encontramos em quantidade razoável os dois tipos, disse José Otaviano Madureira Almeida, um dos técnicos”.
O Coordenador do Serviço de Epdemiologia de Muriaé, Dionísio Bonfim disse que é importante a presença dos técnicos para reforçar as ações desenvolvidas na cidade e ajuda a nortear os trabalhos de atuação na questão de bloqueio e atenção nos dos casos suspeitos.

Dionísio Bonfim informou que o índice de focos da Dengue em Muriaé é de 2,39%, considerado alto e indesejável, uma vez que o índice aceitável pelas organizações de saúde é de 1% ou menos. “Estamos cumprindo também a meta anual para 2009, que é de seis ciclos”, concluiu.

Nenhum comentário: