Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Aproveitando oportunidades

Por Michele Pacheco & Robson Rocha

Exemplos de que dá certo tentar a sorte cobrindo férias ou lutar por vagas de estágio.



Michele Pacheco
Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (92/95), estreei em televisão cobrindo férias na TV Alterosa. Na época, 1997, a emissora tinha apenas uma sucursal na Zona da Mata e uma equipe de três pessoas: Stela Amorim – repórter, Robson Rocha – repórter cinematográfico e Leon Pansard – executivo de contas. Fiz as férias da Stela em julho e foi uma experiência incrível. Comecei na TV tendo orientações de grandes profissionais, como Benny Cohen, Antônio Cotta, Madalena Fagundes, Rogério Corrêa e muitos outros.

Com matérias exibidas para todo o estado, consegui uma proposta de trabalho em Uberlândia. Estava quase assinando o contrato, quando a Stela teve problemas pessoais e pediu demissão. Fui contratada e visto a camisa até hoje.
Discordo quando dizem que o mercado de jornalismo é fechado, quase impossível de entrar. Tem espaço para todo mundo, basta investir no próprio potencial, acreditar no que está fazendo e se manter antenado a tudo que acontece no setor. Um profissional desinformado e acomodado não sobrevive nem se destaca no jornalismo de hoje. Informação é ouro, seja para jornalistas formados, seja para estudantes de comunicação. Se não criarmos o hábito de buscar as notícias desde cedo, vamos engrossar a lista de profissionais medíocres que se pautam pelo que os outros já fizeram, que buscam em jornais e rádios as notícias que deveriam ter sido descobertas na véspera, que fazem todo ano a mesma coisa nas datas comemorativas. As chances estão aí, basta saber aproveitá-las.



Robson Rocha
Em 1988 estava terminando o curso de Eletro-técnica no CTU da Universidade Federal de Juiz de Fora, quando consegui a oportunidade de fazer um estágio na TV Globo Juiz de Fora. Meu pai ficou sabendo da vaga e me inscreveu por saber que eu gostava desse negócio de televisão. O estágio foi legal. Aprendi todas as etapas da parte operacional.
O interesse e a seriedade com que encarei a oportunidade compensaram a minha personalidade forte. Ralei muito, surgiu uma vaga e consegui ser contratado pelo setor de Engenharia como câmera de estúdio. No estúdio fazia Santa Missa em Seu Lar, MGTV 1 e 2, Globo Comunidade e muitos comerciais.

Um tempo depois me promoveram pra externa. Quando o departamento de produção comercial acabou fiquei um tempo por conta do jornalismo, até 1996, quando passei para a TV Alterosa.

Não teria como agradecer a todos que me ajudaram e ajudam. Acho que tudo o que aprendi valeu a pena. Me ensinaram que operar uma câmera é mais do que apertar botões. O conhecimento técnico do equipamento é fundamental. Se a câmera dá pau, é importante saber avaliar o problema e passar informações precisas para o técnico, o que agiliza a solução. Mas como um chefe me disse uma vez, “se você não tiver sensibilidade, será simplesmente mais um”.
A televisão hoje não é a mesma coisa de 19 anos atrás, mas sempre falo com os estagiários que conheço que uma coisa não mudou: saber mais do que o cargo exige coloca o profissional alguns passos à frente dos colegas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com a Michele, as oportunidades estão aí, basta sabermos olhar cada situação, hoje qualquer empresa precisa de um profissional de comunicação. Creio que esse profissional num curto espaço de tempo será fundamental. É hora de ficar de olhos abertos!