Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

terça-feira, 18 de março de 2008

Adolescentes na criminalidade - apreensão de drogas em Santos Dumont

Por Michele Pacheco

Viva as fontes! Nós, jornalistas, não vivemos sem elas. Algumas, começam como informantes e acabam virando amigas. Na faculdade, aprendemos que repórter tem que manter distância das fontes, garantir a imparcialidade. Isso funciona muito bem na teoria. Na prática, nem sempre. Nós conquistamos muitas fontes e muitos amigos ao longo da nossa carreira. Isso não foi feito com arrogância e superioridade. Pelo contrário. Quando não entendemos de um assunto, pedimos socorro a quem entende. Quando recebemos uma denúncia, apuramos com transparência. Nunca mentimos para um entrevistado para conseguir uma entrevista boa.

Já passamos por situações complicadas. Numa delas, uma fonte nossa foi presa por suspeita de corrupção. Fomos sinceros, avisamos que iríamos fazer a matéria e abrimos espaço para resposta. O informante não quis gravar entrevista, mas passou informações importantes e entendeu que estávamos fazendo o nosso trabalho. As fontes entre os colegas de imprensa de outras cidades também são imprescindíveis.

Hoje, eu e o Robson estávamos enrolados em Juiz de Fora cobrindo a demolição de uma casa e a vistoria de outras. Um amigo ligou de Santos Dumont falando de duas apreensões de drogas, uma envolvendo adolescentes. Expliquei que era impossível chegar lá a tempo de registrar o material. O Marco Montesi, da TV Mont e da Rádio Top FM se ofereceu na hora para fazer as imagens para a gente. Ele não só registrou um material legal para a TV Alterosa, como ainda tirou fotos para o Notícias fora do ar. Assim, nossa dívida com esse incrível profissional e grande amigo não vai acabar nunca!

A primeira ocorrência que o Montesi registrou foi a prisão de um homem de 50 anos de idade. Ele foi preso pelos policiais civis por volta de dez da manhã, numa casa no bairro das Flores. Com o suspeito de tráfico de drogas, estavam 500g de maconha, três celulares e cerca de 200 reais em dinheiro.
Na outra ocorrência, seis adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, foram apreendidos com 300 gramas de crak, um revolver calibre 22, 06 munições, aparelhos de som, balança de precisão, cerca de 200 reais em dinheiro trocado, relógios e bicicletas que teriam sido furtadas. As apreensões foram feitas na casa de um dos adolescentes, por volta das 14 horas.
É incrível o aumento no número de ocorrências envolvendo adolescentes na região. Um problema social e de segurança pública que atrai muita discussão e poucas providências.

Nenhum comentário: