Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

segunda-feira, 31 de março de 2008

Dengue assusta em Cataguases

Por Robson Rocha

Viajamos para Cataguases para fazer uma matéria sobre a dengue.
Antes de chegar na cidade levei um susto. Estava tranqüilo no carro quando senti algo gelado no meu braço. Era a Michele me jogando repelente, reclamei e ela afirmou que eu tinha que passar. Fazer o quê? Ela já tinha me dado um banho.
Então era esperar que o mosquitinho não conseguisse chegar perto.

Devidamente banhados de repelente chegamos em Cataguases e fomos direto à secretaria de Saúde, pois existem na cidade 162 casos notificados e a suspeita de que três pessoas morreram de dengue hemorrágica na cidade somente neste ano.
A Michele conversou com a equipe da secretaria de Saúde e enquanto isso eu fazia as imagens. Eles diziam que era preciso aguardar o resultado dos exames e que afirmar que as mortes foram por dengue hemorrágica poderia causar um certo pânico.

Gravamos as entrevistas e descemos. Foi quando um grupo de pessoas chamou a Michele no Pronto Socorro.
O local estava cheio e o vai e vem de ambulâncias era grande. Todos pareciam ter o mesmo problema. Os funcionários não queriam aparecer, mas deixaram que a gente gravasse na recepção e nada além disso.

Atravessamos a rua e fomos para Santa Casa de Cataguases. Lá o provedor afirmou pra Michele que está tudo tranqüilo e que o hospital está preparado para qualquer eventualidade.
Já um médico que estava na sala confirmou que as três mortes foram por dengue hemorrágica e ligou na nossa frente para outros médicos que também confirmaram que o resultado dos exames já havia saído e estava com as autoridades da cidade.

No hospital, encontramos várias pessoas internadas tomando soro na veia e com sintomas de dengue.
Algumas pessoas gravaram entrevista, mas a que me impressionou foi de uma senhora que estava com o marido no corredor do hospital. A Michele perguntou se ela gravava entrevista e ela disse que sim, mas não estava bem. Ela começou a falar e foi ficando mais abatida. A Michele tirou o microfone e ela desabou no banco. Ela já estava medicada, porém ainda sentia muitas dores. Gravei mais umas poucas imagens e saímos.

Fiquei no carro enquanto a Michele acionava algumas fontes na cidade, pois precisávamos de uma das famílias das vítimas fatais da dengue.
Só que enquanto esperava, vários moradores me indagaram sobre o que estávamos fazendo. Afirmavam que a prefeitura estava escondendo as informações e que a população não havia sido informada de nada.

Depois de um tempo a Michele conseguiu localizar uma família. Fomos até a casa que fica em uma rua próxima ao rio que corta a cidade. Lá encontramos o filho do senhor que havia morrido e ele nos mostrou o atestado de óbito onde constava como causa da morte dengue hemorrágica.
Na casa, outras duas pessoas já haviam contraído a doença, mas tinham sido medicadas e estavam bem. A preocupação era para que uma senhora de 90 anos que mora lá e que já estava com a saúde um pouco debilitada não pegasse dengue.

Gravamos e pegamos a estrada de volta para Juiz de Fora com a sensação de que a situação em Cataguases é mais grave que parece.
Eu estava doido para chegar em Juiz de Fora. Não por causa do risco em Cataguases, mas porque a Michele jogou tanto repelente na gente que o cheiro ficou impregnado dentro da Parati e estava me repelindo do carro!

Nenhum comentário: