Por Michele Pacheco
Acompanhamos hoje a coletiva sobre as novidades nos eventos GLBT de Juiz de Fora. Conversaram com a imprensa a relações públicas do Miss Brasil Gay, Rebecca Fellini, o diretor artístico, André Pavam, o criador do evento, Chiquinho Motta, a Miss Brasil Gay 2007, Ianca Ashylen, o organizador do Rainbow Fest, Marcos Trajano, e o consultor administrativo do Miss Brasil Gay, Marcelo do Carmo.
O tradicional Miss Brasil Gay, completando 32 anos, passa a ser realizado no Cine Teatro Central, símbolo cultural da cidade.
O prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico é palco dos principais eventos culturais do município.
O local foi escolhido pelos organizadores justamente por isso. "Transformar um ginásio em teatro era muito difícil.
Queríamos que o Miss Brasil Gay tivesse o palco que merece." explicou o diretor artístico André Pavam, lembrando que nos anos anteriores o concurso foi realizado no ginásio esportivo de um clube da cidade e que o espaço era inadequado.
A idéia dos organizadores é reduzir o tempo de duração do concurso que elege o mais bonito transsexual do Brasil. Lembrando que só podem participar aqueles candidatos que têm corpo masculino e se "transformam em mulher" com perucas, seios postiços e outros apetrechos.
Quem fez alguma intervenção para ter corpo feminino, como os travestis não pode participar. Segundo André Pavam, para reduzir o tempo do evento, eles estão tirando alguns detalhes tradicionais. Por exemplo, o concurso sempre começava com desfile da "Galeria da Beleza", em que travestis, drag queens, transsexuais e jurados se apresentavam ao público.
Agora, um tapete vermelho vai ser colocado do lado de fora do teatro, no estilo Oscar, para que o público acompanhe a chegada.
O tempo dos desfiles dos candidatos também vai ser cronometrado.
previsão é de que o Miss Brasil Gay 2008 tenha duas horas e meia de duração.
O evento acontece sempre no mês de agosto.
Há 11 anos, com a criação da Rainbow Fest, o maior Fórum sobre Homossexualidade do Brasil, o público GLBT vem de toda parte do país e passa a semana em debates, o sábado de dia na Parada da Cidadania e a noite de sábado no Miss Gay.
Agora, a semana segue com os debates, o sábado mantém o Miss Brasil Gay e a Parada vai para o domingo.
Durante a coletiva, o Marcos Trajano, organizador da Rainbow Fest e um dos fundadores da ong MGM (Movimento Gay de Minas), lembrou que o objetivo dos eventos é discutir políticas de inclusão social para os homossexuais e debater estratégias para acabar com o preconceito. Ele disse ainda que a Parada vai mostrar que os Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transsexuais também são eleitores, lembrando a polêmica que houve em outubro de 2007.
A proposta de inclusão dos eventos homossexuais no calendário oficial de Juiz de Fora foi recebida com críticas e protestos pela bancada evangélica.
Uma audiência pública foi realizada no dia 17 de outubro e transformou o plenário da Câmara Municipal num ponto de discórdia.
Evangélicos e homossexuais apostaram no grito para defender os pontos de vista de cada um e houve confusão.
O movimento gay espera bons resultados na Semana Rainbow, como passam a ser chamados os três eventos GLBT realizados em agosto em Juiz de Fora: Rainbow Fest, Parada da Cidadania e Miss Brasil Gay.
O município deve lucrar com o que já é considerado o maior evento turístico da cidade. Segundo o consultor administrativo do Miss Brasil Gay, Marcelo do Carmo, só em 2007 os hotéis faturaram 900 mil reais com o concurso, sem contar os outros dois eventos. Com as mudanças deste ano e a ida da Parada para o domingo, a expectativa é de que os turistas gastem até 50% a mais com serviços diversos, como hotéis, transporte e alimentação.
Mas, Marcelo faz questão de destacar que o maior benefício da Semana Rainbow não é o financeiro e sim o social, já que tem papel de inclusão e combate à discriminação.
As informações sobre os eventos podem ser acessadas no site do Miss Brasil Gay missbrasilgay.com e do MGM http://www.mgm.org.br/
Uma comissão de organização já está montada para dividir tarefas e garantir o melhor concurso de todos os tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário