Por Michele Pacheco
Sempre gostei de Barbacena. Quando era criança, eu ia para lá com a minha família.
Meu pai é veterinário e sempre tinha na Expo. Agropecuária algum fazendeiro a quem ele dava assistência.
Eu achava lindo o parque de exposições e adorava ver os animais e me divertir no parque de diversões.
Quando eu entrei na TV Alterosa, em 1997, uma das primeiras matérias que fiz foi sobre o cultivo de rosas em Barbacena.
Início de carreira, ainda insegura, com medo de errar e tentando lembrar de todas as dicas que o pessoal de BH tinha me passado!
Mesmo assim, foi muito bom voltar a Barbacena.
Era a primeira de muitas reportagens que eu faria por lá.
Hoje, voltamos à cidade para cobrir as comemorações do aniversário de 217 anos.
Fomos direto a um hotel, onde foi pintado um painel que resume a história de Barbacena.
Ele mistura os índios Puris, os primeiros habitantes, com os garimpeiros que vieram de toda parte do Brasil Colônia em busca de riquezas.
Há ainda a Fazenda da Borda do Campo, o Caminho Novo e os cinco Inconfidentes que nasceram na cidade.
Montado num cavalo, aparece Tiradentes.
Joaquim José da Silva Xavier era Alferes e foi enviado para combater os salteadores que atacavam os tropeiros que levavam ouro, pedras preciosas e alimentos entre o Rio de Janeiro, Capital do Império, e Ouro Preto.
O painel foi pintado em acrílico sobre gesso. A obra é do artista plástico Lourival Vargas, nascido em Ibertioga, perto de Barbacena. Ele foi convidado pelo dono do hotel para ilustrar todos os quartos com pinturas sobre Minas e Barbacena. O painel levou uma semana para ficar pronto. Lourival conta que ficou feliz com o resultado e que os visitantes têm à disposição informações em texto sobre os elementos históricos registrados na pintura. Segundo o dono do hotel, os hóspedes adoram a pintura.
Andando pelas ruas para fazer imagens da cidade, encontramos o Moacir. Ele é Chef de Cozinha e mora nos Estados Unidos. Mas, sempre que tem um tempo livre, o barbacenense volta à terra natal para matar as saudades. E faz questão de dizer que tem muito orgulho do lugar onde nasceu. Moacir está sempre em busca de novas fotos, registros que imortalizam a história de todos aqueles que fizeram o município ser o que é hoje. O chef de cozinha aproveita as visitas à família para expor uma coleção especial de fotografias sobre a história de Barbacena.
O Robson adora fotos antigas e aproveitou para registrar o máximo que pôde. Como nosso tempo estava apertado, só nos restou fazer imagens gerais e gravar a entrevista. As fotos são lindas e fazem a gente viajar, imaginando como era antigamente. Mostram as igrejas em construção e diversos pontos turísticos. Um deles é a Praça do Globo, com o obelisco que é visto de longe. No alto de uma pilastra está um globo que foi instalado para marcar o fim da escravidão.
Ele lembra também a força política de Barbacena ao longo dos séculos.
A cidade surgiu às margens do Caminho Novo, encravada na Serra da Matiqueira.
A estrada foi construída por Garcia Rodrigues Paes Leme, filho do bandeirante paulista Fernão Dias.
A idéia era reduzir a distância entre o Rio de Janeiro e Ouro Preto, criando uma estrada sem ramificações e com postos alfandegários, o que impediria o desvio de carga e dificultaria a ação dos salteadores.
Garcia construiu, em 1698, uma fazenda como base durante o trabalho.
A Fazenda da Borda do Campo tinha uma capela de Nossa Senhora da Piedade, que foi transformada em Matriz em 1726. O arraial surgiu ao redor da fazenda e da capela.
Em 1791, a exploração do ouro já estava decadente e o Arraial da Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade foi elevado à categoria de vila e município, passando a chamar Barbacena em homenagem ao Visconde de Barbacena, Luís Antônio Furtado de Castro do Rio de Mendonça e Faro.
A cidade foi um dos berços da Inconfidência Mineira.
Quando foi trabalhar na região como Alferes, Tiradentes aproveitou para difundir os ideais de liberdade.
Ele formou um grupo e contou com o apoio de 5 barbacenenses. Padre Manoel Rodrigues da Costa, José Lopes de Oliveira, Coronel José Aires Gomes, Coronel Francisco Antônio de Oliveira e Dr. Domingos Vidal Barbosa foram os Inconfidentes do município.
Depois que o movimento foi sufocado, Tiradentes foi esquartejado no Rio de Janeiro.
O braço direito dele está enterrado em Barbacena. Os outros rebeldes da cidade foram exilados.
Barbacena é uma cidade de clima ameno, fica a 1.136 m de altitude e é considerada uma das dez cidades mais elevadas do país.
No início, a região era habitada pelos índios Puris.
Depois, vieram os portugueses colonizadores e os bandeirantes paulistas na corrida do ouro.
Desde a época dos tropeiros, a vocação para o comércio surge como uma das principais atividades econômicas. Hoje, o município se destaca na fruticultura e na produção de flores, em especial as rosas.
Dois eventos anuais ajudam a divulgar o agronegócio:
a Exposição Agropecuária e a Festa das Rosas.
Com cerca de 110 mil habitantes, Barbacena consegue misturar a tranqüilidade das cidades do interior mineiro com a infra-estrutura de um município em desenvolvimento.
Conhecida como Cidade das Rosas e dos Loucos, Barbacena está diretamente ligada à história da psiquiatria no Brasil.
O Hospital Colônia foi inaugurado no início do século XIX e funcionou bem por algum tempo. Depois, começou a ficar superlotado e foi denunciado por torturas e mortes suspeitas.
Todo reformulado, hoje ele oferece conforto e atendimento de qualidade aos pacientes.
Muitos deles, são remanescentes da époda dos "Porões da Loucura" e não tinham para onde ir. Longe de ter vergonha dessa história, a cidade procura menter vivo o passado, para que os erros não se repitam no atendimento psiquiátrico brasileiro.
O "Festival da Loucura" é um evento anual que mistura arte e discussões sérias sobre psiquiatria.
Bom, diante de todas essas informações, já deu para notar que vale a pena dar uma conferida de perto.
A cidade é uma ótima opção de turismo e fica a 165 km de Belo Horizonte, a 273 km do Rio de Janeiro e a 532 km de São Paulo. Os principais acessos são pelas BRs 040 e 265.
Os visitantes podem tirar fotos lindas nos marcos históricos, visitar o Museu da Loucura e ainda comprar flores frescas e artesanato variado.
Algumas fazendas de cultivo de flores aceitam visitas.
No roteiro de viagem, vale a pena acrescentar uma ida a São João del Rei (60km de Barbacena) e a Tiradentes (45km de Barbacena), completando a história do período do ouro e conhecendo melhor o papel dos Inconfidentes.
Um comentário:
Sou autora do livro INTEGRALIDADE E SAÚDE MENTAL, que traz uma análise sobre a Reforma psiquiátrica, dando ênfase ao Brasil, a partir da perspectiva da Lei nº 10216/2001. Junto a essa análise apresenta os maiores problemas enfrentados pela sociedade, principalmente os doentes mentais no que se refere aos seus cuidados junto ao meio social: a AUSÊNCIA DE INTEGRALIDADE NA SAÚDE MENTAL.
Informações sobre o livro e autor em http://lilianlivros.blogspot.com
Contato: Lilian_ngo@hotmail.com
Skype: Lilian.crisgo
e-mail: liliancrisgo@oi.com.br
Postar um comentário