No dia 29 de outubro de 2008, morreu em Juiz

BREVE Histórico: No dia 11 de agosto de 1930, foi instalado um Pelotão de Bombeiros na cidade de Juiz de Fora com o quartel localizado à Rua Espírito Santo, onde funcionava o almoxarifado da Prefeitura Municipal. O efetivo era composto por 33 Bombeiros Militares. Entre esses bombeiros estava o então Anspeçada Agostinho, jovem de 26 anos, natural da cidade de Carira – Sergipe.
Em sua terra natal, desde menino, cuidava da lavoura. Posteriormente foi trabalhar em fazendas, cuidando de gados. Agostinho considerava esta fase de sua vida muito difícil e comparava as dificuldades na lida com o gado e o trabalho de bombeiro: “Apagar fogo era difícil, mas lidar com o gado também não era fácil não!”
Agostinho José de Souza conseguiu entrar para o Corpo de Bombeiros em fevereiro de 1930, através de um tio militar que pediu ao Comandante para incorporar o sobrinho. A incorporação foi em Belo Horizonte, cidade em que iniciou os treinamentos.
Antes de passar a pronto, veio para Juiz de Fora, onde serviu até a reforma.
Em sua carreira obteve bastante sucesso, reformando com o posto de Sub Tenente.
O bombeiro relatou como eram as condições de trabalho naquela época: “Houve uma ocorrência que um amigo e eu levamos a escada nas costas, porque não tinha viatura.” Apesar da precariedade de materiais, Sr. Agostinho viveu muitos momentos bons na corporação.
Ele se emocionava quando relembrava dos amigos, do trabalho e das diversas homenagens que

O Sub Ten também recebeu a Medalha da ordem do Mérito Imperador D. Pedro II, a maior comenda da Instituição. Sr. Agostinho constituiu uma família de três filhos, quatro netos e um bisneto. Era viúvo e morava com um de seus filhos. Ele considerava a família o bem mais precioso de sua vida e a saúde o maior presente de Deus.
A data de nascimento do Sub Ten QPR Agostinho José de Souza é 28 de agosto de 1906.
A data de falecimento do Sub Ten QPR Agostinho José de Souza é 29 de outubro de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário