Por Michele Pacheco
Os candidatos Margarida Salomão (PT) e Custódio Mattos (PSDB) seguem na maratona do segundo turno.
Os dois estão cheios de compromissos e correndo de um lado para o outro da cidade.
Hoje, participaram de um encontro no teatro do Espaço Mascarenhas.
A reunião foi organizada pelo Comitê Central Popular e pelo Movimento pela Moralização da Política.
Os integrantes dos dois grupos se uniram e têm criado vários eventos na cidade.
São eles que organizam o Grito dos Excluídos, todo ano no dia 7 de setembro.
Dessa vez, decidiram atuar mais ativamente no processo eleitoral.
Juntos, criaram um Protocolo de Compromissos e convidaram os dois candidatos a assinar o documento.
São 10 itens:
Compromissos Gerais / Transporte / Saúde / Meio-ambiente / Moradia / Inclusão social / Comunicação / Relação com os servidores públicos / Educação / Cultura e Lazer.
Em cada um deles há regras de conduta que o(a) candidato(a) deve adotar caso seja eleito(a) para a prefeitura de Juiz de Fora.
Segundo os organizadores, o protocolo foi elaborado com sugestões de vários segmentos sociais, inclusive entidades de classe e de movimentos populares.
Depois que a porta-voz do Comitê Central Popular, Maria Luísa Pires, explicou aos candidatos o motivo do encontro e leu cada um dos compromissos propostos, foi feito um sorteio para que os candidatos comentassem a iniciativa.
Custódio Mattos foi o primeiro.
Ele explicou que não assinaria logo o documento, pois os compromissos propostos não dependem apenas do candidato que for eleito. Certas decisões só podem ser tomadas depois de consulta aos departamentos jurídicos e financeiros da administração municipal. Para ele, não é só uma questão de boa-vontade do prefeito eleito, mas uma necessidade de não descumprir leis.
O candidato do PSDB pediu tempo para avaliar o protocolo, mas elogiou a iniciativa de mobilização para criá-lo.
Margarida Salomão teve opinião diferente.
Ela disse que os termos apresentados coincidem com várias propostas levantadas na última reunião do PT, em Juiz de Fora.
A candidata também elogiou a iniciativa dos grupos que criaram o protocolo, falou da importância da participação popular nas decisões políticas e reforçou alguns itens abordados no protocolo de compromissos.
Margarida assinou o documento, mas antes anotou uma ressalva. Ela concorda em cumprir o protocolo, desde que as propostas estejam de acordo com as questões jurídicas e administrativas.
Os dois candidatos deixaram o Espaço Mascarenhas com destino a outros compromissos de campanha. Na reta final da eleição municipal, cada minuto é precioso no contato com os eleitores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário