Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CBMMG e SEMAD dão ênfase à atividade preventiva em todo o Estado

Por Assessoria de Comunicação Social – 4º BBM

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), através da "Caravana Ambiental" está desenvolvendo um trabalho de prevenção contra incêndios em vegetação em várias cidades de Minas Gerais.

            Somente no mês de setembro, o Teatro de Bonecos Turma do Foguinho compareceu no Vale do Jequitinhonha, nas cidades de Serro, Santo Antônio do Itambé e Serra Azul de Minas. Também esteve no Norte do Estado, em Montes Claros e, ainda, no Centro-oeste de Minas, no município de Arcos, transmitindo noções de prevenção para preservação da natureza e encantando cerca de duas mil crianças nestas cidades.
 Através da arte, Bombeiros Militares em conjunto com funcionários da SEMAD e participação do Instituto Estadual de Florestas transmitem prevenção contra incêndios em vegetação de maneira lúdica e muito interativa. 

O trabalho está sendo desenvolvido nas escolas dos entornos dos Parques Estaduais que têm, entre outras finalidades, preservar a fauna e flora nativa, principalmente as espécies ameaçadas de extinção e os recursos hídricos (nascentes, rios, cachoeiras). Também ocorrem apresentações em eventos públicos, sempre visando uma maior divulgação para o público infantil.

Além das apresentações na Zona da Mata (Juiz de Fora, Muriaé, Cataguases, Lima Duarte e Além Paraíba), antes de setembro deste ano a Turma do Foguinho já esteve na capital (Belo Horizonte), na região central (Ouro Branco), no Triângulo Mineiro (Uberlândia) e no Norte do Estado (Montezuma). Desde sua criação em 2007, o Teatro de Bonecos Turma do Foguinho já atendeu a mais de 40.000 crianças, visitando cerca de quarenta municípios de Minas Gerais.

As queimadas são verdadeiros desastres ecológicos: elas acabam com a flora e fauna, desgastam o solo provocando erosões, diminuem as nascentes dos rios, a fumaça destes incêndios interfere e prejudica a camada de ozônio que protege a terra, podem provocar problemas respiratórios e acidentes veiculares, entre tantos outros danos. 
Daí a necessidade de uma atividade de conscientização preventiva didática e lúdica como esta.

BOMBEIRO: O AMIGO CERTO NAS HORAS INCERTAS

Nenhum comentário: