Quem somos

Minha foto
JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS, Brazil
Esperamos com este Blog dividir um pouco das inúmeras histórias que acumulamos na nossa profissão. São relatos engraçados, tristes, surpreendentes...

domingo, 30 de novembro de 2008

Energia FM - A nova rádio de Juiz de Fora

Por Carlos Ferreira
www.carlosferreirajf.blogspot.com

Estou de casa nova, agora na Rádio Energia FM 96,7.
Na nova Rádio, vou continuarconciliando minha atividade de contabilista, afinal é ela que mantém o sustento meu e de minha família, principalmente, quando se externa posição política diferente da do "patrão", com a de radialista.
A estréia acontece dia 01/12, segunda-feira.

É um projeto novo num canal de sucesso, o 96,7.
Nomes de relevância estarão fazendo parte desse time:
Márcio Augusto, Tâmara Lis, Thiago Werneck, Jasqueline Pioli,Dina Alexia e muitos outros.
Com mais de vinte anos de carreira, jamais havia ficado tanto tempo fora do ar (onze meses). Tenho um lema de que "radialista sem microfone é igual padre sem paróquia, só os amigos lembram".
Estou bastante motivado com esse novo projeto num mercado (Juiz de Fora) em que o rádio foi assassinado, principalmente o AM, e os assassinos e as assassinas ainda não foram presos.
Um mercado que revelou Maurício Menezes (trabalhou vinte e cinco anos no rádio carioca e esteve em quatro copas do mundo), Paulo Lopes (um dos maiores salários do rádio paulista), Francisco Barbosa (líder de audiência na Tupi do Rio), Fernando Sérgio, Sérgio Rodrigues, Cláudio Temponi, Aparício de Vitta e alguns outros.

Estudante morre em acidente na Br-116

Por Silvan Alves
www.silvanalves.com.br

Um grave acidente na BR-116, KM 702, trecho urbano de Muriaé, matou na hora a estudante muriaeense, Josiane Alves da Silva Oliveira, 20 anos, moradora da região do SESI no bairro Safira.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu às 17h deste sábado, quando o Gol em que viajava Josiane se envolveu em um acidente com mais dois caminhões.

O Gol era conduzido por Clodoaldo José de Paula, 25 anos, ele sofreu lesões graves e os demais ocupantes, Félix Figueiredo de Paula, 19 anos, Lorena Aparecida de Melo, 17 anos e Leandro Figueiredo de Melo, 17 anos, sofreram lesões leves e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados para o Hospital São Paulo.

Estavam envolvidos no acidente o caminhão MB 1113, placa GME 4620 de Santana do Manhuaçu, conduzido por José Domingos Santos Souza, 44 anos e o caminhão Ford Cargo, placa KUZ 7423, de Santo Antônio de Pádua.
Os motoristas dos caminhões não se feriram com gravidade.

As causas do acidente serão apuradas pela Perícia Técnica da 38ª DRPC de Muriaé, através do perito Odair José da Silva.
A estudante Josiane foi sepultada às 10h deste domingo.
Segundo informações, os ocupantes do veículo Gol estavam indo para São Francisco do Glória onde participariam de uma formatura.

sábado, 29 de novembro de 2008

Patrimônio ameaçado em São João Del Rei

Da Gazeta de São João Del Rei
www.gazetadesaojoaodelrei.com.br

Um dos principais cartões postais de São João del Rei, o Largo do São Francisco, vai mudar de cara: todas as dez palmeiras imperiais que o ornamentam serão cortadas, por medida de segurança.
No entanto, a praça vai passar a ser enfeitada com espécies menores.
A decisão é da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis, entidade responsável pela gestão do conjunto formado pela Igreja e pelo Largo.
A troca visa proteger a população, uma vez que pelo menos cinco palmeiras foram consideradas mortas e, por este motivo, estariam colocando em perigo os transeuntes.

O risco oferecido pelas palmeiras, que têm cerca de 35 metros, ficou mais evidente depois que, no último dia 16, uma delas caiu sobre um prédio residencial, causando prejuízos para os moradores.
De acordo com Carmello Geraldo Viegas, ministro da Ordem, a decisão levou em conta reunião realizada com representantes da Cemig e da Companhia Industrial Fluminense (CIF), parceiros da Ordem na manutenção da praça.
Outro argumento favorável ao corte foi dado por especialistas da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Eles detectaram que as cinco palmeiras que estão sem suas copas teriam morrido depois de serem afetadas por bactérias.
Como estão mortas, podem cair a qualquer momento.
Mas, ainda de acordo com os pesquisadores da UFV, as outras cinco também poderiam causar danos.

Por meio do relatório, eles explicaram que as palmeiras imperiais têm sobrevida de cem anos.
As do Largo do São Francisco, no entanto, têm cerca de 150 anos.
"Elas estão muito velhas, o que facilita a infecção, seguida da queda da copa e da morte da planta.
Por isso, o relatório sugere o corte de todas.
Inclusive, a retirada de sua raiz para não afetar o solo", disse.

De acordo com Viegas, a Ordem quer plantar palmeiras que chegam a 25 metros de altura, dez a menos do que as atuais.
"As palmeiras imperiais do largo tem 35 metros de altura.
A sugestão é plantar no seu lugar palmeira real da espécie Roystonea regia que chegam a 25 metros.

Árvores nessa altura manteriam a beleza do local e seriam mais seguras, já que, caso venha a cair, não alcançariam prédios tombados pelo patrimônio como é o caso da Igreja São Francisco.
Também estamos solicitando a interdição da travessia de pedestre em alguns pontos do largo".

indefinição
O corte ainda não está agendado.
De acordo com o ministro da Ordem Terceira, é preciso ainda conseguir a autorização oficial de órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). "Enviamos um ofício ao órgão solicitando o corte emergencial das palmeiras sem as copas e de todas as outras que se encontram no largo", ressaltou.
O chefe do escritório do Iphan em São João del Rei, Mário Antônio Ferrari Felizberto, afirmou, por telefone, ter recebido o ofício do ministro da Ordem.

Ele disse ainda que pretende até sexta-feira (ontem) oficializar a autorização.
Ferrari, no entanto, informou que precisa avaliar se vai ou não autorizar o corte das demais palmeiras.
"Por isso, não tenho como precisar uma data de quando o Iphan dará um parecer sobre as árvores com copas.
O largo é um patrimônio e temos que fazer um estudo minucioso para definirmos sobre o corte", explicou.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Crimes bárbaros em Minas Gerais

Por Michele Pacheco

Hoje está sendo um daqueles dias em que a gente se pergunta se ainda há salvação para algumas pessoas.
No bairro Fábrica, zona norte de Juiz de Fora, uma mulher de 75 anos foi assassinada brutalmente. Por volta de oito e meia da manhã, um agente da polícia civil recebeu uma ligação de um jovem que dizia que na rua Bernardo mascarenhas, número 602, havia uma pessoa ferida. O policial civil acionou a Polícia Militar. Quando os PMs chegaram no apartamento, encontraram um homem no local que não permitiu a entrada. Temendo pela vida da vítima, os policiais forçaram a entrada.
No chão de um corredor, estava o que sobrou do corpo de Dora Lúcia de Abreu Rangel.

A aposentada foi morta com golpes de faca, tesoura, cacos de vidro e de cerâmica e outros objetos cortantes. O mais chocante é que o assassino confesso é o sobrinho e afilhado que ela criou com amor e carinho.
O jovem, de 21 anos, contou aos policiais que matou a tia depois de uma discussão. Dentro do carro da PM, ele mostrava a expressão mais serena do mundo, como se não tivesse acabado de matar alguém tão próximo.

O Tenente Michelângelo de Jesus, do 27o Batalhão de Polícia Militar, de Juiz de Fora, conversou com o rapaz. Daniel de Abreu Rangel, contou que vinha se desentendendo com a tia havia algum tempo e que hoje a discussão foi pior. Ele decidiu matá-la e usou cacos de cerâmica e de vidro, tesouras e armas brancas que encontrou pela casa. Os policiais contaram que o corpo tinha cortes por toda parte. O filho da vítima estava em estado de choque, chorando muito, e foi consolado por parentes e amigos.

Conversando com vizinhos, alguns diziam estar chocados com tanta violência. Outros diziam que as brigas entre tia e sobrinho eram freqüentes. Três pessoas que não quiseram gravar entrevista contaram que o Daniel é viciado em drogas e costumava tirar dinheiro da aposentada para comprar entorpecentes. Como ela tinha recebido a aposentadoria recentemente, essas pessoas desconfiavam de que o jovem teria tentado roubar a tia e os dois teriam brigado. A polícia militar ouviu ainda que o assassino confesso sofre de esquizofrenia e teria ficado sem medicamentos durante essa noite. As histórias são muitas e a Polícia Civil vai ter um bocado de trabalho para desvendar o que realmente houve por trás desse assassinato bárbaro.

A sinopse passada pelo 47o Batalhão de Polícia Militar, de Muriaé, trouxe outra ocorrência absurda. Os policiais militares de Leopoldina passavam pelo centro da cidade e foram abordados por uma mulher dizendo que o marido dela, Alexandre Sodré, estava no apartamento mantendo o filho do casal sob ameaça de uma faca. Da janela, o jovem, de 25 anos, muito transtornado, dizia que se alguém subisse, ele mataria ou jogaria pela janela o bebê de quatro meses.

Os policiais relataram que Alexandre xingava a todos e se dizia fã dos Nardoni, casal preso por suspeita de matar a menina Isabella Nardoni, em São Paulo. A rua foi interditada e a PM improvisou cobertores como redes na calçada, para o caso do pai cumprir a ameaça de jogar a criança. O Capitão Cerqueira subiu, encontrou a porta do apartamento bloqueada com móveis e convenceu o homem a conversar. Quando ele entreabriu a porta, os pms empurraram e entraram rapidamente. Alexandre se escondeu com o filho no quarto e encostou a faca nas costas do menino. Depois de muita negociação, o Capitão Cerqueira convenceu o jovem a entregar o filho. A condição foi que Alexandre não seria algemado e iria para a delegacia num carro particular. O bebê foi levado para o hospital. Na delegacia, o susto maior. A mãe da criança,

Priscila Gatti Ferreira Tomé Sodré disse que mentiria no depoimento, para que o marido não fosse preso. É inacreditável que uma mãe veja o filho ser quase esfaqueado e defenda o homem que fez isso. A polícia não deu ouvidos ao apelo desnaturado e autuou em flagrante o Alexandre, que foi levado para a cadeia.
O menino passa bem.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Delegado Regional de Ponte Nova denuncia oficial de justiça e advogadas

Do Jornal Unidade de Notícias
www.unidadenoticias.com.br

Em 26/11 o Delegado Regional Dr. Márcio Simões Nabak, da 12ª Depol de Ponte Nova, reuniu a imprensa para falar sobre a conclusão das investigações que envolviam investigadores na “Carta Denúncia”, escrita pelo então, preso Wanderlei Wagner Rafael, na Operação SLU, que prendeu várias pessoas recentemente.

Na “carta”, Wanderlei dizia que os agentes de polícia haviam feito escutas telefônicas clandestinas para obter êxito na Operação SLU e que os presos tinham conhecimento de trechos das escutas e fizeram denúncia a Promotoria de Justiça de Ponte Nova.
Dr. Márcio explicou que as escutas foram autorizadas pela justiça, e as informações da escuta vazaram no fórum de Ponte Nova, após a delegacia ter entregado o inquérito pronto na Secretaria Criminal do Fórum, para ser encaminhado a Promotoria de Justiça, que solicitou a abertura de inquérito.

Segundo Dr. Márcio, a funcionária Oficial de Apoio Judicial, Silvana Ferreira de Oliveira, sem autorização judicial repassou cópia da escuta telefônica as advogadas Daniela Gomes Ibrahim e Soraya Brangioni Harmendani, que em conluio com Wanderley e Marcelo Soares Júnior, vulgo Juninho Carijó encaminharam a “Carta Denúncia” ao ministério Público, “...para desacreditar as investigações da Polícia, ....com isso facilitar as liberações de seus clientes e de outros membros da quadrilha de Tráfico de Drogas que foram presos na Operação SLU”, disse Nabak.
O delegado disse que já enviou a OAB de Ponte Nova cópia dos autos, para que a entidade tome as providências administrativas cabíveis contra as advogadas.

3ª Festa da Manga Ubá

Por Levindo Barros

A manga Ubá é dos mais antigos e espontâneos ícones da Cidade Carinho.
O saboroso fruto identifica Ubá como também a cidade identifica a manga.
E não há ubaense que não se orgulhe de ter a manga ubá como "Patrimônio natural do município".
Para comemorar o Dia da Manga Ubá, instituído por Lei Municipal no ano de 1998, a ADUBAR – Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região-, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, da Prefeitura Municipal, e demais parceiros irão promover, no próximo dia 13 de dezembro, a 3ª edição da Festa da Manga Ubá – ano 2008.

O Dia da Manga Ubá faz parte do Calendário Cultural do município de Ubá.
De acordo com informações da técnica da Adubar, Maria do Carmo Lopes Marinho, diversas entidades já confirmaram presença na 3ª edição da Festa da Manga Ubá, que irá acontecer na Praça São Januário, no horário compreendido entre 09h às 14 horas, do segundo sábado do mês de dezembro (dia 13).

Programação da Festa da Manga Ubá

A 3ª edição da Festa da Manga Ubá – ano 2008 já conta com uma extensa programação incluindo atividades educativas, artísticas, culturais, de lazer e gastronômicas.
O boneco "Manguito", símbolo da Festa da Manga, também já confirmou presença na edição 2008.
A APAE irá participar da Festa da Manga Ubá – ano 2008 – com três números artísticos:
o Coral de Libras, o Frevo pernambucano e o Maculelê, apresentados com sucesso na última edição do Festival regional de Artes das Apae´s.
O Congado Nossa Senhora do Rosário – considerado "Patrimônio cultural do município de Ubá" também já confirmou presença na Festa da Manga Ubá deste ano.
Foram convidadas as bandas de música do 21º BPM e do Patronato São José.

A FAGOC irá participar da Festa da Manga com o recém criado Grupo de Teatro da Fagoc e com a rua de lazer com os alunos do curso de Educação Física, integrantes do projeto "Esporte e Lazer da Cidade".
Estão agendadas três exposições fotográficas: "Olhares sobre o Patrimônio Cultural", coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo CPC; a exposição "Resgate da Memória Ubaense através da arte fotográfica", pelo IMLOR; e ainda, a exposição "Rio Ubá – te quero vivo".

Devido ao sucesso da última edição da Festa da Manga, com distribuição de mudas de manga, o IEF (Instituto Estadual de Florestas) irá disponibilizar 500 (quinhentas) mudas de manga para serem distribuídas durante um pit-stop, na frente do Paço Municipal.
Também está prevista a distribuição de mangas in natura, nos balaios, ofertadas pelos produtores rurais ubaenses.

A EMATER irá coordenar o stand dos agroprodutores que irão comercializar a saborosa Mangada de Ubá.
Existem 15 produtores rurais cadastrados na Emater que produzem a saborosa Mangada e eles serão convidados para participarem da Festa da Manga Ubá – ano 2008.
Em 2006 foram comercializadas 300 (trezentas) barras da saborosa mangada.
Também estão previstas as distribuições de Sucos; além de sorvete de manga, pipoca, algodão doce, chup chup de manga, ente outras cortesias gastronômicas.

O IMLOR (Instituto Maria de Loreto Camiloto Rocha) irá coordenar um stand com receitas e pratos da Manga Ubá.
As pessoas que se interessarem em ofertar receitas à base da fruta também poderão procurar o stand o Imlor.
Escolas, entidades educativas, culturais e sociais interessadas em participar da 3ª edição da Festa da Manga Ubá poderão entrar em contato com a ADUBAR, através do
telefone: (32) 3531-5803, falar com Maria do Carmo
ou através do e-mail: adubar@adubar.org.br .

"Manga Ubá: Patrimônio natural do Município.
Preservar para não acabar.
Plante, não corte!"

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

PM apreende armas em Pirapetinga - Zona da Mata Mineira

Por Tenente Sandro Josefino - 47o Batalhão de Polícia Militar

Relato-vos que neste dia, 26/11/2008, em operação desencadeada pela 52ª Cia PM/ Além Paraiba, para o cumprimento de mandado em 10 (dez) residências na cidade de Pirapetinga, cujo objetivo era a apreensão de armas, obteve o seguinte resultado:
Apreensão de 14 (quatorze) armas, sendo:

- 01 espingarda cal.22;
- 01 pistolete cal.28;
- 03 revolver cal.32;
- 04 revolver cal.38;
- 01 garrucha cal.32;
- 02 carabinas cal. 44;
- 01 escopeta CBC cal.12;
- 01 escopeta marca BOTO cal.12;

Prisão de 09 (nove) cidadãos infratores por porte ilegal de arma;
Apreensão das seguintes munições:
- 20 munições cal.32;
- 98 munições cal.38;
- 06 munições cal.22;
- 02 munições cal.28.
O Comandante da 52ª Cia PM - Além Paraiba é o Capitão PM Marco Aurélio Zancanela.
Parabéns à toda a equipe.

Menino artista recebe ajuda em Juiz de Fora

Por Michele Pacheco

No fim de setembro, recebemos uma pauta sobre um adolescente que queria ser artista.
Fomos à casa da família dele, no bairro Santa Luzia, zona sul de Juiz de Fora.
No local simples, encontramos os pais, Joaquim e Maria Aparecida, sem jeito, pedindo desculpas pela casa humilde e a falta de estrutura.
Na sala, poucos móveis. Nas paredes, os tesouros da família: quadros pintados pelo Jean, de 13 anos. Os pais e familiares começaram a notar o talento dele para artes aos 5 anos de idade.
O menino se destacava nos trabalhos de desenho e pintura da escola.

Sem condições de pagar bons professores e comprar o material necessário para que o filho pudesse testar de todas as formas o dom que tem, os pais não desistiram.
Em vez de ficar lamentando a vida que não deu condições financeiras melhores à família, eles começaram a procurar ajuda com vizinhos e conhecidos.
E conseguiram bolsas de estudo para o Jean.
Ele tem aulas num ateliê da cidade e freqüenta a Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras.

O material que usa foi doado. Na primeira reportagem, vimos que, numa caixa de ferramentas improvisada, ele guardava tintas velhas e ressecadas e alguns pincéis. Para a maioria das pessoas que pintam, aquilo seria motivo de reclamação, de insatisfação.
Mas, para o Jean eram o bem mais precioso que ele tinha.
Fiquei comovida ao ver o adolescente mostrar feliz que cada um daqueles objetos significava o carinho de alguém por ele.
Aquilo me deixou com um nó na garganta. Estou tão acostumada a ver pessoas chamarem a imprensa para reclamar e cobrar alguma coisa, que achei lindo o Jean pedir apenas que alguém o ajudasse a aprender mais sobre as artes.

Conversamos muito.
O Jean é um adolescente muito diferente dos outros. Enquanto muitos colegas de bairro dele já passaram dezenas de vezes pela delegacia e são conhecidos da polícia por envolvimento com tráfico de drogas e brigas de gangue, o adolescente vive em outro mundo. Ele esquece tudo e todos quando está com os pincéis e as tintas nas mãos. Os traços são seguros e a sensação que temos é de que o pequeno artista viajou na imaginação e não está mais ligado a esta realidade. É muito lindo!

Perguntamos do que ele precisava e o Jean ficou sem jeito.
Ele disse que precisava de muita coisa, pois não tinha pincéis suficientes, não tinha tintas importantes para a pintura e trabalhava em casa num cavalete construído pelo próprio pai.
Mas, a preocupação dele era não falar tudo isso, pois as pessoas poderiam achar que ele era ingrato, já que tinha recebido doações anteriores. Expliquei que não iria acontecer isso, pois explicaríamos o fato de forma bem delicada na matéria.
Ele relaxou e falou da paixão que tem pelas artes e do desejo de conhecer outras técnicas.

Fomos ao ateliê e conversamos com um professor do Jean, que confirmou o talento do adolescente. Por conta da sobrecarga de matérias durante o período eleitoral, a reportagem só foi exibida no início deste mês. Mas, valeu a pena a espera. Assim que o material foi ao ar no Jornal da Alterosa, muita gente ligou para a casa do Joaquim e da Maria Aparecida, oferecendo ajuda. Voltamos ontem para acompanhar algumas dessas pessoas entregando doações. O adolescente estava com um sorriso largo e mostrou feliz tudo o que ganhou. Ele agora tem duas maletas de pintura, várias tintas novas, uma coleção de pincéis e outros materiais para pintura e desenho.

Na entrevista, Joaquim e Maria Aparecida estavam emocionados e não paravam de agradecer o que tínhamos feito pelo filho deles. Oras, não fizemos nada! A história é que é linda.
Os pais é que se esforçaram e não desistiram diante das dificuldades.
O filho é que demonstra ser uma pessoa especial e merece ajuda para aprender e crescer como profissional no campo das artes. Nós apenas contamos a história, passando a nossa emoção e o carinho que sentimos pelo Jean para o texto e as imagens. Isso é nossa obrigação!
Eles são os responsáveis pela resposta rápida e pela confiança depositada por todos aqueles que decidiram ajudar.

Fizemos outra reportagem e ouvimos os três "padrinhos" que tinham ido entregar donativos ao Jean.
O militar aposentado, Custódio Coelho, mora no mesmo bairro e doou uma maleta que vira cavalete. "O exemplo do Jean é muito bonito e ele merece apoio para desenvolver o dom que tem" explicou.
O professor de história, Clodoaldo da Silva Couto, disse que trabalha com crianças e adolescentes e lamenta que eles estejam se tornando tão violentos.

"Todo dia vemos notícias sobre isso na imprensa.
Mas, raramente vimos exemplos como o do Jean serem divulgados. Espero que ele consiga realizar os sonhos que tem e que possa ter um futuro promissor" desejou. Já o professor de matemática, Francisco Gonçalves da Silva, disse que não poderia deixar de colaborar com o adolescente. "Ver um garoto na idade dele com tanto talento e vontade de aprender é muito bom. Tomara que alcance tudo o que deseja" disse.

Torcemos para que o Jean cresça, apareça e nunca esqueça o quanto os pais lutaram para fazer com que os sonhos do filho se realizassem.
Esse é o tipo de reportagem que torcemos para fazer todos os dias.
Esse é o tipo de ligação familiar que torcemos para encontrar em cada casa e que está cada vez mais raro.
Parabéns ao Joaquim, à Maria Aparecida e ao Jean.
Foi, com certeza, um grande prazer conhecê-los.
Eu e o Robson já somos fãs desse pequeno artista.

Inundação, ameaça de desmoronamento em cadeia e crimes - ocorrências policiais em Muriaé

Por Michele Pacheco

Das seis horas da manhã dessa terça-feira (25/11) às seis horas da manhã de hoje, as equipes do 47o Batalhão de Polícia Militar, em Muriaé, trabalharam muito. As ocorrências são bem diversas. Teve agressões, roubo consumado, lesões corporais, porte de arma de fogo, apreensão de cocaína e chamadas relacionadas a chuvas fortes na região. Selecionamos abaixo alguns destaques da sinopse das ocorrências, enviada pelo Tenente Sandro Josefino. Ele e a equipe de comunicação tornam mais fácil o trabalho da imprensa em toda a Zona da Mata. Mais uma vez, obrigada pela atenção e por divulgar tão rápido os fatos. Os textos foram extraídos na íntegra dos boletins de ocorrência.

Muriaé

1 - Tráfico de drogas:
Comunico a vossa senhoria, que nesta data e cidade distante da capital cerca de 400 km aproximadamente, militares quando em patrulhamento pela rua Farmacêutico Álvaro de Castro, bairro Barra, ouviram dois indivíduos comentando algo relacionado ao uso de drogas e armas, motivo pelo qual saltaram o muro, após cercarem a casa, renderam os suspeitos e realizaram buscas nos mesmos, sendo recolhido no bolso da bermuda do autor Rodrigo Martinelli das Neves, um envólucro de uma substância vegetal análoga a maconha, que admitiu que adquiriu a substância junto com seu comparsa, Alex Sandro.

2 - Lesão corporal dolosa
Em 25/11/08, compareceu ao 47o BPM, Wendel Soani Caldeira, 15 anos, acompanhado de sua genitora, relatando que ele teria sido vítima de agressões físicas por três adolescentes, sendo todos estudantes do mesmo colégio (Olavo Tostes), inclusive um é da mesma sala da vítima. Wendel foi encaminhado ao HPS, onde foi medicado. Os autores não foram localizados e a vítima foi orientada quanto às demais providências. O fato se deu pela rua Tiradentes, bairro Barra.

Além Paraíba

1 - Desvio de energia elétrica
Policiais Militares da 52a Cia. PM/47o BPM, foram solicitados pelo senhor Cláudio Henrique da Cunha, que narrou que é funcionário da "Energisa", sendo que ao fazer inspeção de rotina, na rua Felizarda Esquerdo, No. 09, Bairro Ilha Recreio, constatou um desvio de energia elétrica, dentro da caixa de medição, conectado em um fio no disjuntor de entrada, antes da medição, para alimentar uma tomada, no interior da residência de Maria do Carmo Costa Carvalho. Diante do fato, o solicitante foi orientado quanto às demais providências.

Antônio Prado de Minas

1 - Perigo de inundação
Conforme solicitação de Luiz Carlos da Rocha, prefeito municipal, em decorrência das fortes chuvas no últimos dias foi constatado que a Estrada Velha de Antônio Prado x Eugenópolis, a qual está sendo usada como desvio teve uma de suas pontes obstruída pelo volume de água. Sendo certo que a referida se encontra danificada em parte, impossibilitando o fluxo de veículos de saída/chegada à cidade e como não está em funcionamento o Condec do município, o B.O. foi endereçado à prefeitura municipal para as devidas providências.

Carangola

1 - Perigo de desabamento
A solicitação foi feita por Pedro Gonçalves Pereira Jahara, Delegado de Polícia Judiciária.
Onde realiza uma vistoria visual do corredor de acesso à guarida, lado esquerdo, onde é efetuado o policiamento de guarda externa (PMMG). No que foi observado o comprometimento da estrutura física do referido corredor, foi feito o isolamento do local, uma vez que pode ocorrer a queda total ou parcial do referido corredor e foi acionada a perícia técnica da Polícia Civil. E saliento-vos que o cômodo onde fica o banheiro, bebedouro, também está passando por uma infiltração, sendo necessária uma avaliação técnica. O perito Cristiano Moura fez a vistoria.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Aeromodelismo no monitoramento de matas - Projeto pioneiro da Polícia Militar de Minas

Por 2º Sgt PM Neto - 13ª Cia Ind Mat

Recentemente, o Comando da 13ª Cia de Meio Ambiente e Trânsito de Barbacena colocou em prática o projeto de introdução do aeromodelismo em apoio às atividades operacionais de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, criado há 1 ano atrás.
Trata-se de um empreendimento pioneiro na Polícia Militar do Estado de Minas Gerais e, inicialmente, está sendo testado como uma importante ferramenta no atendimento de ocorrências relacionadas à flora, a exemplo das queimadas e desmatamentos ilegais.

O aeromodelo, conhecido como “Asa voadora”, tem o formato semelhante a uma asa delta, com envergadura de 1,50m, pesando cerca de 800gr.
O sistema de funcionamento da Asa é composto por: “baterias de lipo”, “motor elétrico de 750 KV” e 01 (uma) hélice 10 X 6 (Com “torque e passo – responsável pela estabilidade e sustentação no ar”).
O vôo tem a duração aproximada de 30 minutos levando-se em conta os ventos leves, o que permite o planeio e as manobras com mais precisão, favorecendo a qualidade dos trabalhos relacionados à captura de imagens de vídeo em tempo real.

Estas imagens são obtidas através de micro – câmera localizada na parte inferior do aeromodelo, as quais são transmitidas para o sistema informatizado na viatura ambiental.
Os vídeos ou fotos ficam armazenados no computador e, após análises referentes às degradações ambientais existentes, desencadeiam-se as operações de cunho repressivo às possíveis infrações detectadas.
O projeto, embora, esteja em caráter experimental, já tem demonstrado importantes resultados em relação à descoberta de diversos pontos de desmatamento.

Os desmates são imperceptíveis devido a sua localização (áreas de maior elevação) e a maneira como ocorreu: do interior para a borda da cobertura arbórea.
A borda transmite uma falsa sensação de que a mata encontra-se intacta.
Um fato curioso e, ao mesmo tempo, estratégico é a semelhança da Asa voadora com uma grande ave negra no ar, o que facilita ainda mais o sobrevôo com segurança na região que está sendo monitorada.

O aparelho é controlado por um Policial Militar Ambiental altamente capacitado na área de aeromodelismo.
O controlador recebe as orientações de direcionamento através da equipe que visualiza as imagens de vídeo em tempo real.
A aplicabilidade do projeto revela uma expressiva vantagem relacionada a custo e benefício quando comparado com o emprego de uma aeronave tripulada, por exemplo.

O aeromodelo além de econômico, utiliza baterias recarregáveis e não poluentes.
A utilização do aparelho é feita de forma criteriosa, seguindo um planejamento de ações compatíveis com as demandas existentes nas frações ambientais da 13ª Cia PM Ind MAT.

Esse mecanismo de monitoramento será de grande valia na proteção do patrimônio natural sob a jurisdição da Unidade, incluindo aí, parte de um dos mais importantes biomas brasileiros que é a Mata Atlântica, além de colaborar, sobremaneira, no mapeamento das atividades operacionais seja na área de meio ambiente ou de trânsito rodoviário.

O projeto é de autoria do Comandante da 13ª Cia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Major PM Cláudio César Trevisani. Ainda encontra-se em fase de testes e ajustamentos.Os levantamentos realizados com o emprego do aeromodelo contribuíram para o planejamento e ações desencadeadas na zona rural dos municípios de Desterro do Melo, Alto Rio Doce e Senhora dos Remédios.

A operação envolvendo a 13ª Cia de Meio Ambiente e Trânsito e o Instituto Estadual de Florestas iniciou-se no dia 24 de novembro e, em apenas um dia chegou-se a 9ha (Hectares) de vegetação nativa desmatada, incluindo queimada, áreas de preservação permanente (curso d’água), apreensão de motosserra e 13,5m³ de lenha nativa.
Até o momento foram aplicadas multas no total de R$ 7.750,00 (Sete mil e setecentos e cinqüenta reais).
As atividades operacionais continuarão até o dia 28 de novembro.